PRF apresenta balanço da Operação Carnaval 2019 na região

Mais de mil veículos foram fiscalizados e nenhum acidente grave foi registrado na região. (Foto: divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal, unidade de São Borja, divulgou nesta quinta-feira (7), nota a respeito da Operação Rodovida. A ação ocorreu durante os dias de carnaval.

“Nesta Operação Carnaval 2019, o planejamento foi direcionado principalmente à cidade de Jaguari, porém já iniciou na quinta-feira (28) em Santo Antônio das Missões. Durante a Operação mais de 1000 veículos foram fiscalizados pela PRF, realizando a verificação de mais de 1200 pessoas, sendo que 718 condutores realizaram o teste de etilômetro. Destes, 24 apresentaram resultado positivo para presença de álcool e, entre estes, cinco foram presos em flagrante e conduzidos à área judiciária por terem sido enquadrados no crime de embriaguez.

Outros 17 condutores se recusaram a realizar o teste e também foram autuados. Quatro condutores foram presos por outros crimes de trânsito, entre elas trafegar com a carteira de habilitação suspensa.

Este ano, contando com reforço de efetivo das cidades de Ijuí e Uruguaiana, 63 agentes participaram da operação. Ao total foram emitidos 154 autos de infração; foram apreendidas 36 carteiras de habilitação e 20 Certificados de Licenciamento Veicular, sendo 5 veículos removidos ao depósito por irregularidades. Dois radares foram utilizados no período, flagrando 105 veículos em excesso de velocidade.

No primeiro dia de operação, em São Borja, a PRF participou de uma ação de educação para o trânsito promovida por um Posto de Combustíveis. A ação foi voltada principalmente aos condutores de veículos de carga, os quais foram convidados a participar de uma rápida conversa sobre trânsito e responsabilidade coletiva. Aos interessados foi ofertada a realização de exames, como glicose, oftalmológicos, de massa corporal, verificação de pressão arterial, vacinas e corte de cabelo. Mais de 200 pessoas foram sensibilizadas nesse trabalho.

Encerrando a Operação Carnaval 2019, reconhecendo que o Carnaval de Jaguari é uma das maiores festas realizadas no interior do Rio Grande do Sul, evento que reúne pessoas de diversas cidades do Estado, principalmente da região, o que demanda todo um planejamento específico, a PRF tem muito a comemorar, pois diante de todos os números apresentados, apenas 2 acidentes com lesões leves foram registrados no período, o que traz a certeza de que o objetivo final foi alcançado”.

Fonte: PRF