Empresa exportadora de alfafa poderá vir a se instalar em São Luiz Gonzaga

O prefeito Sidney Brondani transmitiu à nossa reportagem uma grande novidade para os produtores do município: a possibilidade de vir a se instalar em São Luiz Gonzaga uma grande empresa exportadora de alfafa. A informação foi comunicada em reunião ocorrida na última semana, na ACI.

Conforme o Chefe do Executivo, “estamos conversando com uma empresa de Porto Alegre que tem interesse em exportar alfafa para a China. O produto a ser exportado precisa ter 18% de proteínas, conhecido como Alfafa 18. Como os chineses necessitam engordar os seus suínos e aves, a alfafa é um ingrediente das rações que eles fazem, e, nesse intuito, essa empresa buscou informações na região junto aos municípios de São Luiz Gonzaga, Rolador e Dezesseis de Novembro, que teriam potencial para produzir alfafa com 18% de proteína”, destacou Sidney.

Ainda segundo o prefeito, “embora ainda não tenhamos produção com essas especificações, a região conta com um solo propício para produzir alfafa com 18% de proteínas. Assim, já fiz contato com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Coopatrigo para tratarmos desse assunto. Ficou marcado para a próxima segunda-feira, 18, uma reunião com essas entidades para averiguar a possibilidade de efetivar essa produção em São Luiz. Após, iremos conversar com os produtores locais para ver o interesse de entrar nesse projeto”, explicou.

Conforme o Chefe do Executivo, a empresa já solicitou ao Município a indicação de uma área para construir um grande armazém para armazenar a produção. Segundo Sidney, “é lógico que para produzir a alfafa nessa qualidade é necessário um tratamento especial, porém, o ganho dos produtores será maior. Para a nossa região, é mais uma alternativa para os pequenos e médios produtores. Acredito que após essa reunião (do dia 18), e passando informações aos produtores, é possível concretizarmos esse projeto e viabilizar a exportação de nossa alfafa para o mercado chinês”, finalizou.

Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz