Pacientes diagnosticados com câncer passarão a ser encaminhados para Unacon de Santo Ângelo

Unidade irá atender pacientes de municípios de toda a região. (Foto: A Tribuna/Santo Ângelo)

Odorico Bessa Almeida, provedor do hospital. Investimento foi de mais de R$ 2,3 milhões com recursos do Governo do Estado e do Hospital Santo Ângelo. (Foto: Portal Plural)

Em funcionamento para o Sistema Único de Saúde desde o dia 11, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, a qual funciona junto ao Hospital de Caridade de Santo Ângelo, será o novo local de encaminhamento para pacientes diagnosticados com câncer. Demanda antiga da comunidade regional, o espaço tem estrutura para realizar até 500 consultas mensais, 420 aplicações de quimioterapia e 54 cirurgias.

Conforme o provedor da casa, Odorico Bessa Almeida, “o serviço será prestado para eventuais pacientes dos 25 municípios da área de atuação 12ª Coordenadoria Regional de Saúde”. Segundo ele, “isso irá diminuir filas de espera e desafogar centros como Ijuí e Santa Rosa”. Ele acrescenta, no entanto, que pacientes que já iniciaram tratamento nestes locais seguirão nos mesmos.

Leia mais: doação de sangue será realizada nesta sexta, 22, no Hospital São Luiz Gonzaga

A Unacon conta com cirurgiões, psicóloga, nutricionistas, enfermeiras, fonoaudióloga, farmacêutica, técnicas de enfermagem, assistente social, entre outros profissionais. Além disso, a estrutura conta com dez leitos, sala de entrevista, sala de procedimentos, laboratórios para exames de raio-x, tomografia, colonoscopia, entre outros. O único procedimento que ainda não é realizado na unidade é a radioterapia.

O trâmite para consulta seguirá os mesmos passos realizados até então: ao ser diagnosticado, o paciente é encaminhado pelo médico e deve procurar a secretaria de saúde de seu município. Fica a cargo da pasta encaminhar para a Unacon. A partir daí, é feito agendamento e o paciente finalmente poderá consultar com médico oncologista. Odorico ressalta que com o avanço da medicina e diagnóstico precoce, os resultados serão cada vez mais favoráveis aos pacientes.

Fonte: Rádio São Luiz