Cooparte e Coopervino firmam parceria para fornecimento de suco à merenda escolar

A intercooperação entre a Cooperativa de Agricultores e Artesãos de São Luiz Gonzaga (Cooparte) e a Cooperativa de Tucunduva (Coopervino) tem viabilizado o fornecimento de suco de uva a escolas da rede pública de ensino. Integrantes do Programa Mais Gestão, executado pela Emater/RS-Ascar com recursos do Governo Federal, as cooperativas de agricultores familiares estabelecem contato para a comercialização conjunta de produtos.

A presidente da Cooparte, Elizete Tonetto Budel, conta que a cooperativa possui tradição no fornecimento de produtos para a alimentação escolar de São Luiz Gonzaga, entre eles a linha de panificados, frangos e verduras. “Para ampliar a variedade de produtos fornecidos, buscamos a intercooperação da Coopervino, que fornece o suco de uva”, relata Elizete, que conta também que a parceria foi ratificada a partir de contato inicial em reunião entre diversas cooperativas, promovida pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, em Campina das Missões, no ano de 2018. Somente neste ano de 2019, já foram fornecidos 1.500 litros de suco de uva da Coopervino.

Através do Programa Mais Gestão, fruto de convênio entre Emater/RS-Ascar e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), as cooperativas recebem atendimento gerencial voltado para a qualificação da gestão dos empreendimentos.

Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a Unidade de Cooperativismo acompanha 22 cooperativas por meio do Programa Mais Gestão, que prevê 15 diferentes etapas de assessoria até novembro de 2020.

Fonte: Emater/Ascar