Inaugurado o Museu Regional “Casa da Memória”, em Roque Gonzales

Na manhã desta quinta-feira, 9 de maio, foi realizada a inauguração do Museu Regional Casa da Memória, local que contará a história dos moradores das áreas alagadas pela construção da Usina Passo São João através de fotos e objetos utilizados nas residências e no trabalho das propriedades rurais. O acervo do museu é composto por itens dos cinco municípios abrangidos pelo lago: Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Rolador, São Luiz Gonzaga e Dezesseis de Novembro.

Além da história das áreas alagadas o museu também irá contar através de fotos, as fases de construção da Usina Passo São João.

O museu foi instalado na beira do lago, em uma construção germânica construída em 1936, que pertencia a família a Grings. Os primeiros moradores da casa foi o casal Germano e Mônica Grings e seguiu na família até ser doada pelo senhor Aloísio Guido Grings, que doou a Eletrosul com a finalidade de que o espaço serviria para incentivar o resgate histórico-cultural da região, além de se tornar mais uma opção de visitação no município. A casa construída pelo engenheiro alemão Schemechel no ano de 1936, foi restaurada pela Eletrosul, a qual manteve os mesmos padrões arquitetônicos da época.

A cerimônia contou com a participação da senhora Lúcia Grings, filha de Germano e Mônica, que em um breve relato contou como foi a sua infância na casa, e como era o dia-a-dia da família, e como era a cidade.

Ao fazer uso da palavra o prefeito João Scheeren Haas, agradeceu a presença de todos, e fez um breve relato de todo o processo de construção do museu, e alegria de poder inaugurar o projeto que teve início quando foi prefeito anteriormente, “ Um povo sem memória é um povo sem história, e ao criar o museu em parceria com a Eletrosul e os demais municípios proporcionamos aos moradores da região um pouquinho de como era o dia de nossas famílias, que contribuíram com a formação dos municípios”, ressalta o prefeito João Scheeren Haas.

A cerimônia de inauguração contou também com a presença da Primeira Dama Sueli Haas, vice prefeito Paulo Justen,  o prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani, prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir Gonzatto, prefeito de São Pedro do Butiá Martinho Berwanger, tenente Paulo Cesar Amaral comandante do 2º Pelotão de Polícia Ambiental da Brigada Militar, Sargento Guilherme Spohr Hamerski representando a Brigada Militar de Roque Gonzales, Gerente da Regional do Oeste da Eletrosul Jean Claudio Carriel de Lima, Gerente do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária Marlon de Souza Wiggers, Gerente da Usina Passo São João Alexandre Pillon Licht, Representante da 4° Região Museológica do Estado João Alberto Hengen, soberanas do município rainha Cássia Solano, 1° Princesa Naiára Berwaldt Wust, 2° Princesa Angélica Machado Wust, senhora Lúcia Grings e seus familiares, familiares do senhor Aloísio Guido Grings, padre Luiz Schutz, pastor da Igreja Assembleia de Deus Luiz Da Costa, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales Marcio Langer, os secretários municipais João Kercher de Educação, Cultura e Turismo, Rodrigo Issler de Administração, Liliane Pitroviski de Planejamento, Sirineu Gottardo de Agricultura, Luís Mallmann de Finanças, Moacir Machado de Obras, Elaine Fenner Saúde e Assistência Social, funcionários da Eletrosul e comunidade.

O Museu Regional Casa da Memória está localizada na Rua Floribaldo Ledur, n° 390, no Bairro Grings, e é aberta à visitação pública de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Roque Gonzales