Vereador Edmar Matos rebate críticas quanto à posição na lei do horário do comércio: “Existem pessoas que usam o problema dos outros para se beneficiar”

Em entrevista à Rádio São Luiz, o vereador Edmar Mattos (PDT) falou sobre a repercussão da aprovação do projeto de flexibilização do horário do comércio, ao qual foi favorável e recebeu críticas por parte de pessoas ligadas ao Sindicato dos Comerciários. Segundo Edmar, “o projeto contou com várias reuniões realizadas, tramitou da forma como tinha que ocorrer na Comissão Especial, inclusive, com tratativas entre as duas partes interessadas, os dois sindicatos, mas algumas pessoas procuram distorcer o teor do projeto”, salientou Edmar.

EMENDA – Segundo o vereador, a sua bancada, do PDT, juntamente com o vereador Laureano Castilho (PSDB), apresentou uma emenda ao Projeto de Lei original, a qual acabou incluída na legislação aprovada: “O teor original previa o horário do comércio das 8h às 21h e inclusive nos domingos e feriados. No momento, achamos que esse horário ainda não cabia em São Luiz, e, por isso, fizemos essa emenda, conversamos com todos os vereadores e apresentamos um parecer que é de conhecimento de todos. A emenda colocada estipula o horário na semana das 8h às 20h e, no domingo, das 8h às 12h”, explicou.

Conforme Edmar, “fiquei injuriado com manifestações de pessoas que não se contentam com a realidade e ficam usando uma parte dos comerciários e dos trabalhadores. Nós não temos poder para interferir na lei trabalhista, pois é a flexibilização do horário. E, se quisermos desenvolvimento, temos que nos adequar às novas realidades. Inclusive, uma grande parte do comercio já estava funcionando, mas fora da lei”. Para o vereador, “tem tantos trabalhadores que trabalham no final de semana em postos de combustíveis, padarias, farmácias, e desses ninguém lembra que são trabalhadores. E por que eu citei isso na Tribuna ontem? Foi porque essas pessoas que criticam o horário querem sair aos domingos lanchar, abastecer, e, se um trabalhador tratar mal, ainda saem falando. É muito fácil falar do seu lado. Eu considero trabalhador todo aquele que sai de casa para buscar seu sustento. Eu também sempre trabalhei no comércio antes de entrar no setor público, e isso nunca interferiu na criação dos meus filhos. E, na Sessão, fui criticado por integrantes dos ‘defensores dos trabalhadores’ como ‘piada de motorista’, mas eu sempre fui profissional naquilo que fiz. Existe muita gente que usa o problema dos outros para se beneficiar, e eu queria que o pessoal entendesse bem o projeto, ouvisse os dois lados, antes de criticar, pois estamos aqui para ajudar e não usar o problema dos outros para proveito próprio”, finalizou o edil.

Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz