CTG Galpão de Estância completa 65 anos
Em agosto de 1947, um grupo de jovens alunos do Colégio Júlio de Castilhos, oriundos do interior do Estado, liderados por João Carlos D’Avila Paixão Cortes, criam um Departamento de Tradições Gaúchas em seu colégio com a finalidade de revitalizar e preservar a cultura gaúcha. E com este acontecimento se deu prosseguimento a iniciativas em todo o Estado do Rio Grande do Sul de organizações em prol do que podemos considerar valorização pela cultura gaúcha, formando organizações sociais onde o culto às tradições e costumes do povo gaúcho está a cada dia mais preservada e cultuada.
Na região das Missões não foi diferente, e assim, na cidade missioneira de São Luiz Gonzaga, nasceu o CTG Galpão de Estância. A concretização de um Centro de Tradições Gaúchas começou a tomar forma no dia 9 de maio de 1954, com a realização de uma reunião nas dependências do prédio da Rádio São Luiz referente à fundação de uma entidade tradicionalista, onde formou-se uma comissão constituída pelo senhor Elias Possap, Dárcirio Dutra e Vidal Bocacio, para tratar da fundação de uma entidade tradicionalista. Em 24 de junho do mesmo ano nascia o CTG Galpão de Estância, cujo nome originou-se de um programa radiofônico, que Jayme Caetano Braun, o grande payador são-luizense, juntamente com Elias Possap, Walter Medeiros, Dangremon Flores, Otacilio Rosa e Darcirio Dutra mantinham na Rádio São Luiz que tinha o nome Galpão de Estância. O primeiro patrão da entidade foi Antônio Caetano Sobrinho (Nico), tradicionalista dedicado e dinâmico. Por proposição de Luiz Cosme Pinheiro, foi adotado para o CTG o lema “Catedral Xucra do Pago”.
O CTG Galpão de Estância, foi a primeira entidade tradicionalista fundada na cidade, e desde então, ao longo destes 65 anos, até os dias de hoje o CTG Galpão de Estância – Catedral Xucra do Pago, mante-se vivo preservando o tradicionalismo, o telurismo ao regionalismo missioneiro, sendo uma organização social, o qual acima de tudo respeita e preserva sua história Missioneira, e que promoveu muito eventos integrados a sociedade. É um local que permanece com suas portas abertas para receber turistas, ser um patrimônio local, onde as mais diversas faixas etárias se reúnem em busca de aprimorarem seus conhecimentos, trabalharem pela comunidade e cultuarem suas tradições regionalistas.
Atualmente a entidade orgulhosamente, é a casa da 1ª Prenda Juvenil da 3ª Região tradicionalista Maysa Rebelo Crestani e do 3º Piá da 3ª Região tradicionalista Gabriel Oliveira Stefanelo, e tem como atual patrão o senhor Luis Carlos de Moraes, que juntamente com sua patronagem coordena as atividades da entidade, comprometidos com a propagação de nossa cultura e com um centro tradicionalista que motiva as novas gerações ao respeito pela sociedade em que vivemos e pela história do povo gaúcho. Neste ano, será realizado grandioso Jantar Baile de Aniversário, com a animação do Grupo Mateadores no dia 22 de junho para comemorar os 65 anos de sua fundação, sendo que mesas já podem ser adquiridas diretamente na entidade.
Fonte: CTG Galpão de Estância