Dia 11 de dezembro é o prazo final para o cadastramento biométrico em São Luiz Gonzaga

Nesta segunda-feira, a chefe do Cartório da 52ª Zona Eleitoral, Andréa Hugen, fez o uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores para alertar os eleitores de São Luiz Gonzaga sobre a necessidade de se efetuar o cadastramento biométrico. Segundo Andréa, quem não fizer até o dia 11 de dezembro deste ano terá seu Título de Eleitor cancelado.

Conforme a Chefe do Cartório, com o cancelamento do Título de Eleitor, o cidadão não poderá votar nas eleições municipais de 2020, bem como terá diversas restrições na vida civil, como impedimento de fazer passaporte, de obter diploma em Curso Superior, de adquirir empréstimos em bancos, dentre muitos outros. Assim, Andréa realizou o alerta para que os eleitores se dirijam o quanto antes ao cartório munidos de documento de identificação e comprovante de residência para fazer o seu cadastramento.

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para passar pelo atendimento são os seguintes:

– Documento de identificação (carteiras de identidade, trabalho, conselho profissional ou certidão de nascimento);

– Comprovante de endereço atual em nome do próprio eleitor

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Segue a listagem dos documentos aceitos para comprovação da residência:

– Comprovante de residência em nome do eleitor (ex.: conta de água, luz, telefone, internet);

– Correspondência oficial;

– Carnê de loja onde conste o endereço do eleitor;

– Bloco do Produtor que conste o endereço do eleitor;

– Comprovante de frequência escolar dos filhos;

– Documento que comprove vínculo empregatício;

– Cheque bancário, desde que conste do talonário o endereço do eleitor;

– Declaração de órgão público oficial de que o eleitor reside no local para o eleitor que reside em bem público;

– Contrato de compra e venda de bem imóvel;

– Escritura pública referente à propriedade de imóvel;

– Alvará registrado na Junta Comercial

(OBS: AQUELES ELEITORES QUE UTILIZAREM O COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA NO NOME DO CÔNJUGE DEVERÃO APRESENTAR A CERTIDÃO DE CASAMENTO).

Segundo a Chefe do Cartório, apenas 37% dos eleitores de São Luiz Gonzaga fizeram o cadastramento biométrico, sendo que a grande maioria não foi recadastrada no início da revisão no mês de março, mas, sim, ao longo de seis anos. Assim, fica o chamamento para os eleitores para efetuar o cadastramento biométrico o quanto antes, a fim de evitar as filas e o grande movimento que provavelmente ocorrerá com a proximidade da data limite de 11 de dezembro.

O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h sem fechar ao meio-dia. Segundo a chefe da repartição, em um final de semana por mês é realizado plantão no sábado e domingo, como forma de proporcionar que as pessoas do interior ou trabalhadores possam fazer o cadastramento.

Fonte: Rádio São Luiz