Gripe A: Para coordenador regional de Saúde, “desinformação sobre a vacina é um dos fatores para o aumento de casos”

Em entrevista à Rádio São Luiz, Yuri Sommer Zabolotsky, titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Santo Ângelo, comentou sobre o aumento de casos de pacientes com a gripe H1N1 e os 18 óbitos registrados no Estado, dentre eles, o de uma senhora são-luizense que ocorreu na última semana.

Conforme o Coordenador, “neste ano, infelizmente, foram três casos confirmados na região, sendo que destes dois resultaram em óbito: um senhor de 55 anos de Santo Ângelo e uma senhora de 63 anos de São Luiz Gonzaga. Ambos estavam no grupo de risco da campanha e estavam com a saúde fragilizada em decorrência de problemas de saúde”, explicou.

Com 18 óbitos por Gripe A confirmados no Estado, Yuri ressaltou que o número vem aumentando, assim como constatado em outras campanhas, como a febre amarela e a dengue: “Existe uma previsão de que os casos aumentem. Por isso, é importante que as pessoas dos grupos de risco procurem a imunização e mantenham seu calendário vacinal em dia”.

Sobre o aumento de casos, o coordenador salienta que um dos fatores disso é resultante de desinformação, muito propagada em Fake News contra a vacinação: “Nos últimos três anos não foi possível atingir as metas na campanha de vacinação contra a gripe, e estamos vendo doenças que estavam erradicadas retornarem, como é o caso do sarampo. As pessoas precisam entender da importância da prevenção através da vacina”, explicou.

Fonte: Rádio São Luiz