Santo Antônio das Missões recebe primeira fossa séptica biodigestora instalada pela Emater no RS

Foi inaugurada nesta semana a primeira fossa séptica biodigestora instalada pela Emater/RS-Ascar no Estado. Quem comemora a implantação desta tecnologia simples, utilizada para o tratamento do esgoto de residências rurais, é a família de Tertuliano Matozo Lopes e Brasília Lopes, moradores do Assentamento São Braz, interior de Santo Antônio das Missões.

A instalação, que iniciou pelas mãos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, foi finalizada nesta quinta-feira (15/08), com a participação do assistente técnico Estadual, Henrique Bartels, e da assistente técnica Regional Social, Lisete Primaz. A ação foi acompanhada por diversas lideranças locais, entre elas, o prefeito Puranci Barcelos, o secretário da Infraestrutura Vineton Oliveira, o secretário da Agricultura Daniel Ferreira, a professora da Escola Técnica Achilino de Santis, Sônia Martins, e técnicos da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões e de Garruchos.

A instalação da fossa é resultante do curso de saneamento rural promovido pela Embrapa de Concórdia (SC), em abril de 2019, do qual participaram extensionistas da Emater/RS-Ascar. Nele, os participantes acompanharam noções de saneamento rural e atividade prática de instalação de fossa biodigestora. Lisete, que participou do curso, relata que a proposta apresentada veio ao encontro da necessidade apresentada pela família de Santo Antônio das Missões, que buscou a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social da Emater/RS-Ascar para melhorar o saneamento rural em sua residência.

O sistema de tratamento em processo anaeróbico remove de 80 a 90% dos sólidos. Bartels explica que com a fossa o esgoto é lançado em um conjunto de três caixas d’água, interligadas uma a outra, sem contato com o solo ou córregos d’água, evitando a contaminação do meio ambiente. Nessas caixas, o esgoto é tratado através de biodigestão, processo em que a matéria orgânica presente nos dejetos é digerida pelas bactérias que atuam na ausência de oxigênio, reduzindo, assim, riscos à saúde humana.

O líquido que se acumula na terceira caixa d’água da fossa séptica é um biofertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), permitindo que a matéria orgânica armazenada na fossa seja posteriormente aproveitada na fertiirrigação de pomares e florestas nativas. A coleta deste líquido da terceira caixa d’água é feita através de um registro.

No caso de Santo Antônio das Missões, as caixas d’água de plástico, de mil litros cada, foram adquiridas pelo agricultor. Outros materiais utilizados, como encanamento e válvulas, foram doados pelas Lojas Quero-Quero e a abertura das valas, realizada com o apoio da Prefeitura. A instalação e a Assistência Técnica e Social para seu uso foram realizadas pela Emater/RS-Ascar.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich