Elevador para acessibilidade é inaugurado no prédio da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga inaugurou na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, o seu elevador para a acessibilidade ao segundo piso do prédio, onde fica localizado o plenário do Legislativo. O equipamento era uma demanda discutida com o Legislativo e o Sindicato Rural (proprietário do prédio) promovido pela Associação das Pessoas com Deficiência e pela Comissão de Bem Estar Social da Câmara.
Presente no ato, a advogada Monique Cunha destacou que “é um marco importante pelo desenvolvimento em relação à acessibilidade, pois é uma luta de anos. Já tivemos audiências públicas e reuniões, e de lá pra cá pouca coisa foi feita, mas o importante foi a implantação do elevador da Câmara, que proporciona agora que as pessoas com dificuldade de locomoção passem a ter voz no plenário para buscar nossos direitos e cobrar nossos vereadores para que fiscalizem e implementem leis pela acessibilidade. É um grande começo”.
O presidente do Sindicato Rural, Luiz Fernando Dorneles, salientou que “buscamos atender os pedidos da Câmara e das pessoas com deficiência para que realizássemos esta obra que agora está sendo entregue. Primeiramente fizemos a acessibilidade ao primeiro andar do prédio no ano passado e agora implantamos o elevador. Os recursos do Sindicato são poucos, e este ano é ano de Expo São Luiz, feira em que o sindicato é uma das entidades promotoras e período em que temos bastante gastos. Mas trabalhamos para entregar esta importante obra que é uma obrigação frente à lei que tem de ser cumprida”. Dorneles também citou as dificuldades de linhas de crédito para entidades que precisam implantar obras de acessibilidade em prédios: “Como é uma imposição do poder público sobre os proprietários de prédio, eu acho que deveria haver um crédito facilitado também. Estivemos em duas instituições bancárias e simplesmente não existe esse crédito, sendo que os bancos nos apresentam outro tipo de crédito em que o juro é muito caro. Acho que dava pra se pensar nisso e se colocar um juro subsidiado para a acessibilidade”, destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Piti Werle, disse que “é uma grande satisfação cumprir com essa legislação da acessibilidade, uma vez que a mesma é do ano de 2000. Assim, por força contratual, pedimos ao Sindicato acessibilidade total. Primeiramente, foi implantada acessibilidade no primeiro andar e depois foram feitos estudos pra colocar elevador no segundo pavimento. Felizmente ontem conseguimos entregar para a comunidade o prédio todo acessível, e acredito que foi feito da melhor maneira possível”, salientou Piti, que finalizou: “Esperamos que esse ato signifique uma demanda maior pelo cumprimento dessa legislação. Sabemos que ainda existem muitos prédios públicos e particulares que ainda precisam de acessibilidade, e esperamos que esse ato seja um indutor para outras ações”.
Fonte: Rádio São Luiz
Fotos: Emerson Scheis/Rádio São Luiz