Rádio São Luiz comemora 70 anos neste 1º de outubro de 2019
A Rádio São Luiz está comemorando 70 anos de atividades nesta terça-feira, 1º de outubro de 2019. Fundada em 1949 por Elias Possap, a emissora possui sua história enraizada na trajetória do próprio município, contando o dia a dia de São Luiz Gonzaga em meio às ondas do rádio.
MIGRAÇÃO PARA O FM – EM 1º de maio deste ano, a Rádio São Luiz anunciou oficialmente a migração do AM para o FM, após autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nos próximos dias, a Rádio São Luiz, que atualmente opera na frequência AM 1060, passará para a frequência FM 100.9, com uma maior qualidade sonora para os ouvintes e internautas da “Rádio do Povo”.
HISTÓRIA DO RÁDIO EM SÃO LUIZ – Em meio a “Época de Ouro” do rádio brasileiro, o Jornal A Notícia, de São Luiz Gonzaga, em 10 de março de 1949, edição nº 898, anunciava a presença de José Pereira de Almeida, diretor da Radiodifusão do Sul do Brasil, que trazia consigo a confirmação que o município teria sua emissora de rádio. Desde então esta seria uma responsabilidade de Elias Possap.
Elias Possap, conhecido na cidade por ser funcionário do Banco Nacional do Comércio, iniciou sua busca pelo meio de comunicação quando deixou de ser bancário para trabalhar com Kurt Balle, que realizava as divulgações do cinema local, o Cine Lux. O jovem idealizador tomou sua primeira atitude ao iniciar a divulgação de empresas nos mesmos alto-falantes que anunciavam as sessões dos filmes. A partir daí, surgiu a vontade de trazer a São Luiz Gonzaga uma estação de rádio.
Logo, em 26 de maio do mesmo ano, o Jornal A Notícia iniciava uma enquete, para o povo escolher o nome para a “nossa estação de rádio”.
No entanto, mesmo que tenha sido escolhida a Rádio São Luiz, após possuir informações com um fiscal da radiodifusão, Elias Possap saberia que este nome seria obrigatório na época, pois era alusivo ao município. Na época apenas uma emissora existia na região missioneira, a então Rádio Santo Ângelo, fundada em 1947. Destaca-se também que em 1949, São Luiz Gonzaga contava com 83 mil habitantes, possuindo como seus distritos, atualmente municípios vizinhos como: Caibaté, Mato Queimado, Cerro Largo, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Rolador, Pirapó, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, entre outros.
No dia 11 de setembro de 1949 o também Jornal A Notícia, ano XVI, edição 938, informava aos são-luizenses o prefixo da emissora local, sendo ZYW-4 – Rádio São Luiz. A partir de então a emissora iniciou suas transmissões esporádicas, antes da inauguração oficial.
O ato inaugural aconteceu em 1º de outubro de 1949, com presença de autoridades civis e militares, como Flori S. Rosa, técnico da rede de emissora Rádio Difusão do Sul do Brasil S.A, Cel. Justino Marques de Oliveira, prefeito do município Niro Teixeira de Souza, jornalista Jauri Medeiros, redator do Diário de Notícias.
De acordo com os noticiários da época, a inauguração da Rádio São Luiz foi festa para toda a cidade, durante todo o dia. Entre as principais atrações, estava o desfile artístico, realizado pela emissora, no cinema local, Cine Lux, com apresentações de artístas contratados e amadores, organizada pelo diretor-artístico da emissora, Walter Medeiros. Entre os artistas estiveram: Eletra Sudbrack, Rui Medeiros Dangreman Flores, Francisco Becker, Darcy Dutra, Helio Almeida, Nancy Schits, Ieda Severo, Claudete Arauje, Cap. Carlos Fernandes, Lucas Franco de Lima, Cleia Azambuja, Carlos Slwinski, Moacir Aguiar, Paulo Martins, João Dácio Azambuja, Mariz Primaz de Paula, José Lúcio, Lil Olivi Balbueno Palma, Ervino Slwinshi, Zilá Ehlers, Alma 10 Orlikowski, Terezinha Berni Cavalheiro, Elenita Melo, Léa Azambuja, coro Hornofônico da Escola Normal Rural de Cerro Lardo. Em encerramento das festividades foi realizado um baile, no então Aero Clube, animado pelo Jazz Tabú. A Rádio São Luiz tornou-se a atração regional. Nota-se que a cada edição do Jornal A Notícia era pautada “O que vae pela ZYW-4”, de forma que cada programa, principalmente de auditório, era inovação e descontração para seu público, que participava de maneira intensiva no rádio.
PROGRAMAÇÃO – De acordo com Elias Possap (2012), a programação da Rádio São Luiz era elaborada por ele mesmo, que na parte da noite escolhia entre os discos de vinil suas canções, e datilografava, para que no outro dia, o operador soubesse o que deveria ser divulgado. A Rádio São Luiz realizou poucas transmissões de radionovelas. Estas eram produzidas em São Paulo, por uma agência, e enviada, por capítulos, às emissoras do interior. No entanto, este modelo não atraiu o público missioneiro, devido a realidade paulista ser distante dos gaúchos, fazendo com que não houvesse ligação com a vida cotidiana dos são-luizenses. Entretanto, as maiores atrações da ZYW-4 eram os programas de auditório, em especial o programa “Desfile de Novatos”.
O cinema local era ocupado por ter um amplo espaço, mas a Rádio São Luiz também possuía em sua emissora um auditório, para programas pouco menores. O Desfile de Novatos é citado pelo Jornal A Notícia em diversas edições, onde se ressalta as classificações e atrações especiais que teriam no próximo domingo. Por exemplo a vinda da dupla Guaiaracás, e Ruth Amaral.
Já as transmissões externas dependiam de ajuda dos militares, que realizavam a extensão de linha telefônica ao lugar necessário. Elias Possap (2012) conta que não existia retorno de áudio, desta forma era difícil ter certeza se a transmissão estava saindo no ar, ou se existia algum problema, mas em uma ocasião, em que Getúlio Vargas chegava a São Luiz Gonzaga para seu último comício, ele solicitou que os operadores da emissora acendessem a luz da torre de transmissão se estivesse tudo certo e o som saindo no ar, desta forma transcorreu com sucesso sua cobertura. Outro aspecto que marcava bastante a época era a participação do público, através da presença física (nos auditórios), por cartas e também através de dedicatórias, enviadas em datas comemorativas, através do rádio. No decorrer dos anos de Rádio São Luiz, foi possível notar a influência do rádio brasileiro na programação da emissora, mesmo que em estilos diferentes. A ZYW-4 trabalhava para trazer ao seu público atrações que marcaram a época, por exemplo, a vinda de Linda Batista, cantora conhecida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a São Luiz Gonzaga especialmente para realizar uma apresentação na Rádio São Luiz. A ZYW-4 também trabalhou com a inserção do radiojornalismo em sua programação, inicialmente realizada entre o fim da tarde e à noite. (Trecho retirado do artigo de pesquisa acadêmica Katiúze Brill Nonemacher – “O Rádio em São Luiz Gonzaga: Paixão e História”)