Exposição Mostra de Arte Missioneira é inaugurada em São Luiz Gonzaga

Foto colorida da Mostra de Arte Missioneira de São Luiz Gonzaga

Mostra procura valorizar a cultura missioneira na cidade – Foto: Rádio São Luiz

A Mostra da Arte Missioneira de São Luiz Gonzaga foi inaugurada nesta segunda-feira, 19, na Câmara Legislativa Municipal. A mostra, que ocorre desde 1980 e está na décima oitava edição, possui relevância internacional por valorizar os 30 Povos das Missões Jesuíticas do Brasil, Argentina e Paraguai. Durante a Sessão Solene Especial, também foi feita a reabertura do Espaço Cultural Vereador Luiz Cosme Moreira Pinheiro, um dos responsáveis pela criação da Mostra da Arte Missioneira em São Luiz Gonzaga.

De acordo com o advogado e um dos responsáveis pela mostra, Nei Gioda Malgarim, a iniciativa é fruto de uma luta histórica pela valorização da cultura e arte local. Malgarim afirma que a Mostra da Arte Missioneira ganha relevância ainda maior com a participação de representantes da Argentina e Paraguai.

Foto colorida da cerimônia de abertura da Mostra de Arte Missioneira

Sessão Solene Especial foi realizada nesta segunda-feira, 19 de dezembro – Foto: Rádio São Luiz

O vereador e presidente da Câmara de São Luiz Gonzaga, João Iuri, destaca a riqueza cultural das Missões e de São Luiz Gonzaga. “Elaboramos essa ideia de revitalizar esse espaço e criar a exposição com o intuito de valorizar e resgatar a nossa cultura missioneira”, explica. 

A cerimônia contou também com a presença da neta de Luiz Cosme Moreira Pinheiro, Ana Claudia Pinheiro. Durante a ocasião, Ana Claudia fez a leitura de um verso em homenagem ao avô. “Estamos muito felizes que a memória dele não foi esquecida”, conta a neta do vereador, conhecido como Coca Pinheiro.

As missões jesuíticas são um marco histórico para a cultura e desenvolvimento da região noroeste do Rio Grande do Sul. As ruínas, esculturas e patrimônios históricos dessa época são elementos de destaque para a região. A redução jesuítica de São Luiz Gonzaga foi fundada em 1687, pelo padre Miguel Fernandes, compondo os Sete Povos das Missões, que perduraram até 1756. A Mostra da Arte Missioneira tem como objetivo preservar e valorizar essa história e riqueza cultural, artística e arquitetônica da cidade e região.

Fonte: Rádio São Luiz

Por Micael dos Santos Olegário