Tratativas para aquisição de prédio próprio da Câmara estão adiantadas


Presidente João Iuri destaca a necessidade de aquisição de um prédio próprio – Foto: Divulgação/Assessoria da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga
O presidente da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, João Iuri, juntamente com a Mesa Diretora, realizou no ano de 2022 as tratativas para a aquisição de um prédio próprio para o Legislativo Municipal.
Com um custo de aproximadamente R$200 mil por ano em aluguel da atual sede, de propriedade do Sindicato Rural, o presidente iniciou as tratativas para aquisição de um imóvel, como forma de reduzir as despesas com aluguéis.
Segundo o presidente, embora com diversas demandas sendo contempladas, muitas inéditas no legislativo são-luizense, como a implantação do Processo Legislativo Eletrônico, a revitalização do plenário, a transmissão audiovisual ao vivo das Sessões Ordinárias e Solenes nas redes sociais e a realização do 1º concurso público da história da Câmara de São Luiz Gonzaga, a busca pela sede própria teve início, com alguns imóveis sendo sondados para a compra. “Estivemos em negociação com o Banco do Brasil para a compra do 3º andar do prédio do banco, porém, eles aceitavam apenas a venda de todo o prédio, o que inviabilizou a negociação. Outro imóvel, entre a Rua São João e a Primeiro de Março, foi sondado para compra, mas o seu valor elevado também se mostrou inviável”, explicou João Iuri.
De acordo com o vereador, o processo enfrentou dificuldades ao longo dos meses por conta da necessidade de elaboração do projeto e laudos técnicos. “Conseguimos adiantar em muito as tratativas, e que, mesmo não tendo sido possível de realizar em 2022, deixamos um legado para a próxima gestão da Câmara de Vereadores, que terá à disposição todo o estudo realizado”, destacou João Iuri.
Atualmente, o processo administrativo em tramitação visa adquirir um imóvel por meio de doação de uma propriedade da União, cujos trâmites estão adiantados, com o recebimento de orçamentos e laudos já prontos. “Estamos em vias de conquistar esta importante demanda”, afirmou o vereador.
Segundo o presidente do Legislativo municipal, existe a necessidade de aquisição de um prédio próprio para o Legislativo, para atender aos princípios de economicidade e eficiência, haja vista que toda e qualquer manutenção e/ou melhoria na atual sede é realizada no imóvel próprio do Sindicato Rural e não em imóvel do Legislativo.
Ainda segundo João Iuri, as despesas realizadas com aluguel poderão ser revertidas em investimentos, reduzindo de maneira gradativa os custos anuais com a sede até a quitação da compra do imóvel. “Como sempre prezamos em nosso mandato, buscamos a transparência e o respeito com o erário público. Assim, mesmo com algumas correntes em contrário, realizamos o trabalho que deixaremos para a próxima Mesa Diretora concretizar a tão importante demanda para o Legislativo e, consequentemente, para os cofres públicos, que comportam os recursos oriundos dos impostos dos contribuintes são-luizenses”, finalizou o presidente.
Fonte: Emerson Scheis – Assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga