Uergs encerra semestre letivo com a realização do 1º SAMIS

foto colorida do Samis na Uergs

Eventou contou com apresentação de trabalhos pelos estudantes – Foto: Divulgação/Uergs


A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) encerrou o semestre letivo 2022/2 com o o 1° Salão Acadêmico Missioneiro (Samis). O evento, realizado de 5 a 10 de dezembro, foi coordenado pelo professor Rafael Narciso Meirelles e pela professora Fernanda Leal Leães. 

O Samis foi pensado como alternativa ao tradicional Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Seipex) pela Unidade Universitária da Uergs em São Luiz Gonzaga. O objetivo foi criar um evento onde todo o trabalho pudesse ser valorizado e aprimorado. Ainda que voltado para a comunidade interna da Unidade, o 1° Salão Acadêmico Missioneiro contou com a inscrição de 38 resumos, a realização de quatro minicursos, assembleia de alunos, rodas de conversas, palestras e muito chimarrão.

O início do Samis teve a presença do público externo e a comunidade acadêmica da Unidade de Três Passos que também faz parte do Campus Regional IV da Uergs. No dia 5 de dezembro, também foi feita a transmissão da palestra “Iniciação à Pesquisa: dos pequenos aos grandes passos na Ciência” com o professor, Clódis de Oliveira Andrades Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no canal Youtube da Unidade. 

Os trabalhos foram apresentados pelos autores em sessões entre os dias 6 e 9 de dezembro, sendo avaliados por uma banca examinadora. Estes trabalhos geraram resumos simples ou expandidos e estão publicados em um e-book organizado pela comissão organizadora do SAMIS que está disponível online na página do evento no Facebook.

Durante o Salão Acadêmico Missioneiro, no dia 6 de dezembro, além das Bancas também ocorreu a abertura oficial do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unidade Universitária da Uergs em São Luiz Gonzaga. A abertura contou com a presença da Diretora Regional do Campus IV, Arisa Araujo da Luz, da Secretária de Educação e Esportes, Mariza Klein Ditz, da Coordenadora do Programa, Viviane Maciel Machado Maurente e da Diretora da Emef. Ernestina Amaral Langsch, Elenice Miranda Machado. Além das supervisoras dos programas anteriores e egressas da Uergs, Nara Noely Dorneles Martins, Silvia Oliveira dos Santos e Lívia Pires Ramos. 

foto colorida dos alunos do Pibid no Samis

Durante o Samis foi feita a abertura do Pibid – Foto: Divulgação/Uergs

Também participaram do evento as atuais supervisoras do programa que está iniciando, Marlene da Rosa Chaves da EMEF Érico Veríssimo e Tanira Escobar da EMEF Ernestina Amaral Langsch, bem como a comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia junto com os novos membros do programa.

No decorrer do Salão também foram realizados os minicursos: “Microbiologia de alimentos”, ministrado pela professora Fernanda Leal Leães; “A construção de hábitos alimentares na escola”, ministrado pela professora, Rita Cristine Basso Soares Severo; “Diagnóstico Rápido de Estrutura do Solo”, ministrado pela professora, Dranda Rosicler Alonso Backes; encerrando com o minicurso “Produção de Cerveja” ministrado pela professora, Cláudia Hernandes Ogedas.

A programação foi encerrada com um Fórum de Debates entre os alunos da área de Ciências Humanas e a palestra “Desafios da aprendizagem: TDH e Autismo” com o Neurologista e Neuropediatra, José Renato Guimarães Grisolia.

De acordo com o Coordenador do evento, a Unidade espera que os próximos Samis sejam maiores, tenham muito sucesso e que o Siepex volte com força. “Temos a esperança de que um dia a educação, a ciência e a tecnologia sejam vistas da forma como merecem. O tripé educação, pesquisa e extensão pode mudar vidas e revolucionar um país. Nós somos poucos, mas queremos fazer nossa parte”, frisou Rafael Narciso Meirelles.

Fonte: Uergs