Associação Preserva Inhacapetum passa a integrar o Comdema de São Miguel das Missões

(Divulgação)

A Associação Preserva Inhacapetum (API) passou a integrar o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) de São Miguel das Missões. A aprovação da API foi dada por unanimidade em reunião do Conselho no dia 23 de maio. O ingresso no Comdema ajuda a consolidar a associação como importante ator social de proteção ambiental na região.

Na ocasião foram selecionados os dois representantes da API no Comdema, o veterinário, Sérgio Ribas, que também atua junto à prefeitura de São Miguel e a agende de saúde, Sinara Garcia, moradora do Passo do Viriato, próximo ao Rio Inhacapetum.

A principal atribuição do Comdema é formular políticas públicas e analisar sua implementação através da fiscalização. O órgão atua em conjunto com as demais entidades de preservação estaduais e federais e, também, deve promover eventos ligados ao tema ambiente, com o objetivo de conscientizar a população.

O Comdema é um espaço de discussão pública, onde a sociedade pode discutir e ter participação direta em políticas públicas ambientais. Ele também é responsável pelo licenciamento ambiental nos municípios. O Comdema é sempre vinculado à secretaria que trata das questões ambientais e conta com a participação de sindicatos, associações e grupos ambientais, além de representantes de empresas locais.

De acordo com comunicado divulgado pelo presidente da API, João Luiz Furtado, a intenção é expandir a atuação em prol do ambiente e melhorar ainda mais os cuidados com o Rio Inhacapetum e seu entorno, bem como dos demais mananciais da região.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da API