Diploma Paulo Freire reconhece a dedicação e a trajetória de educadoras em São Luiz Gonzaga

Foto: IA/Evelise Oliveira

A Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizará, na próxima segunda-feira, 20 de outubro 2025, às 16 horas, no Plenário do Legislativo, a solenidade de entrega do Diploma Paulo Freire, distinção concedida anualmente a profissionais da educação que se destacam pela dedicação, atuação exemplar e contribuição ao ensino em diferentes esferas da rede educacional.

A homenagem, criada por meio da Resolução nº 598, de 4 de outubro de 2005, tem o objetivo de reconhecer o papel essencial dos educadores na formação cidadã e no desenvolvimento do conhecimento, valorizando práticas pedagógicas inovadoras e o compromisso com a comunidade.

Nesta edição, três educadoras serão agraciadas: Jerusa Dutra Schreiner, indicada pela URI – São Luiz Gonzaga; Neiva Terezinha Genro Ojopi, indicada pelo CPERS/Sindicato; e Rosemari Silva da Veiga, indicada pelo Município de São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Jerusa Dutra Schreiner atua há 22 anos na área da Educação. Iniciou sua trajetória em 2003, lecionando na rede municipal e, posteriormente, no ensino estadual. Atualmente, é diretora da Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga, instituição em que também foi docente do ensino superior. Graduada em Letras e mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela URI Santo Ângelo, Jerusa teve expressiva atuação no Conselho Municipal de Educação, que presidiu por quase seis anos, além de representar os Conselhos Municipais da região das Missões junto à UNCME/RS.

Neiva Terezinha Genro Ojopi, natural de Santiago (RS), é licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui uma trajetória de 25 anos no magistério estadual, tendo encerrado sua carreira docente na Escola Cruzeiro do Sul, em São Luiz Gonzaga. Além de professora, formou-se em Direito pela então FADISA (atual IESA) e exerceu a presidência da Subseção da OAB/RS em São Luiz Gonzaga (gestão 2013/2015) e também integra CPERS/Sindicato.

Em 2014, Neiva foi agraciada pela Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga com a Láurea Mulher de Vanguarda, concedida pelo Conselho Municipal da Mulher (COMDEMULHER), em reconhecimento à sua trajetória profissional e à contribuição para o desenvolvimento social e educacional do município. Sua atuação reflete um legado de compromisso com a educação, a cidadania e a participação comunitária.

Rosemari Silva da Veiga, representante da rede municipal, é mestre em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Buenos Aires, pós-graduada em Psicopedagogia e especialista em Educação Especial. Atua na educação pública desde 2002, sendo atualmente diretora da EMEI Elíria Cerutti Perim. Autora do livro “Inclusão: Uma Questão de Atitude”, desenvolve um trabalho voltado à inclusão educacional e à valorização da diversidade. Há mais de duas décadas, é voluntária na Associação dos Amigos e Deficientes, entidade que apoia causas voltadas à acessibilidade e à inclusão social.

Fonte: Rádio São Luiz