Cooperativas acompanham obras do Porto de Rio Grande na expectativa de ampliar escoamento de grãos

Foto: Divulgação/RTC CCGL
Representantes de 22 cooperativas gaúchas, inclusive da Coopatrigo de São Luiz Gonzaga, participaram na última semana de visita ao Porto de Rio Grande. O objetivo foi acompanhar o avanço das obras de reestruturação do Termasa, terminal pertencente ao grupo CCGL. O local passa por um processo de reforma e modernização após acidente em maio de 2024.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A visita técnica ocorreu na quinta-feira (23/10). O terminal é um importante ponto de escoamento da produção de grãos do Estado e da região missioneira. Em maio do ano passado, um navio graneleiro colidiu com o píer do terminal Termasa, causando danos estruturais e paralisando as operações.
O investimento total das reformas do terminal devem superar R$ 600 milhões. O projeto inclui a modernização do primeiro terminal graneleiro do Brasil, inaugurado na década de 1970. As obras devem se estender até outubro de 2026, ampliando a capacidade de escoamento. Atualmente, a reestruturação do Termasa é a maior obra portuária em andamento no país.
“O Termasa é motivo de orgulho para o cooperativismo. É a prova de que, quando trabalhamos juntos, entregamos resultados que transformam a realidade do produtor e fortalecem o agro do nosso Estado”, afirmou Paulo Pires, presidente da Coopatrigo e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro).
Fonte: Rádio São Luiz com informações da RTC CCLG


