Livro aborda a história das Missões de forma lúdica com diálogo entre Sepé e Pedro

Capa do livro – Foto: Divulgação
Como seria um diálogo entre Sepé Tiaraju e Pedro Ortaça? Esta é a pergunta que move o livro “Sepé e Pedro contam: o segredo das Missões”, escrito em parceria pela psicóloga e artista Marianita Ortaça e pelo professor Anderson Amaral. A obra pretende introduzir a história das reduções jesuíticas guaranis de forma lúcida e acessível ao público infantil e será distribuída para as escolas da rede estadual de ensino.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A publicação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), e a Fundação Cultural Gaúcha. A elaboração é fruto de organização da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, que tem como tema: “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição” e Marianita como patrona.
Ilustrado por Luiza Battu com design de Belle Castro, a obra possui 52 páginas e parte de um diálogo imaginado entre o líder guarani Sepé Tiaraju e o músico Pedro Ortaça, um dos quatro troncos missioneiro. O livro já está pronto e em breve será lançado oficialmente e distribuído para as escolas gaúchas.
A iniciativa de escrita nasceu, segundo Marianita, da intenção de passar as tradições e a identidade missioneira para as novas gerações. “As novas gerações são realmente o futuro da nossa cultura, dos nossos costumes e daquilo que a gente acredita e preza”, destaca. Ela comenta ainda que o livro foi inspirado no exemplo que sempre teve de seu pai, Pedro Ortaça, que faleceu em maio deste ano.
Anderson Amaral conta que as conversas para elaboração de um livro-infantil sobre as Missões iniciaram alguns anos atrás, mas o projeto tomou forma em 2026, em virtude também do marco histórico dos 400 anos. O professor menciona o desafio de traduzir a história missioneira de um modo que tornasse a narrativa atrativa para crianças.
“Em um primeiro momento, delimitamos o que da história colocaríamos, as partes principais, porque um livro infantil precisa ser rápido. Ao mesmo tempo que optamos por trabalhar com o imaginativo, a fantasia”, explica o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (HGSLG).
O professor de História pontua ainda que se trata de um projeto inovador no contexto do quadricentenário das Missões, justamente, ao propor um diálogo com as crianças. Por ter sido financiado pelo poder público, o livro não será comercializado e, além das escolas estaduais, a intenção dos autores é levar a obra para ser discutida junto com as redes de ensino de municípios interessados em abordar a temática.
Marianita destaca a possibilidade que a publicação oferece em criar um sentimento de identificação regional nas crianças, além de potencializar a criatividade. “O livro traz isso da fantasia e da criatividade, porque enquanto tu está lendo uma história, está imaginando tudo que o livro traz de emoções. Isso é incentivar e alimentar a criatividade e o desenvolvimento da criança”, ressalta a psicóloga e autora também de “Dona Capincha”, obra infantil sobre a história de Garruchos e lançada em junho deste ano.
Responsável pela ilustração da obra, Luiza Battu comenta sobre a alegria de ter recebido o convite para trabalhar no projeto do livro. “Penso que vai ser um sucesso”, acrescenta, sobre as expectativas com a divulgação.
Fonte: Rádio São Luiz



