Menu
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Grupo de notícias no WhatsApp
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Instagram
Facebook
YouTube
NO AR
OUVIR AO VIVO
Rádio São Luiz 100.9 FM
SÃO LUIZ GONZAGA • RS
Rádio São Luiz 100.9 FM
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural

São Luiz Gonzaga adota estratégias no combate a dengue

  • Evelise Oliveira
  • 09/01/2025
Foto: Evelise Oliveira
compartilhar
compartilhar
Tweet
compartilhar
Foto: Evelise Oliveira

A Vigilância Ambiental em Saúde de São Luiz Gonzaga/RS apresenta uma nova abordagem para o monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  O coordenador da Vigilância Ambiental, Joel dos Santos Pessoa explica que a estratégia inclui a utilização de ovitrampas, dispositivos usados ​​para identificar áreas com maior presença de inseto. Essas armadilhas permitem mapear os pontos críticos e direcionar as ações de combate de forma mais eficiente.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Joel, a infestação do mosquito é maior em bairros como Paz, Presidente Vargas, Monsenhor Wolski e Duque de Caxias. Ele destaca que um dos principais fatores para essa situação é o acúmulo de água parada, proveniente de contêineres negligenciados nas quintas das residências. A conscientização da população é apontada como fundamental para reduzir os focos do vetor.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indicou um risco médio de infestação no município, com índice de 1,5. Embora abaixo do limite crítico, a situação exige atenção contínua. A equipe conta atualmente com dez agentes de combate às endemias, número considerado insuficiente para atender todas as áreas da cidade, o que compromete a abrangência e a frequência das ações.

Além do trabalho direto no controle do mosquito, a vigilância realiza palestras em escolas e visitas a estabelecimentos como borracharias e depósitos de ferro-velho, locais que podem abrigar criadores de mosquitos. A mensagem final reforça a necessidade de colaboração da comunidade, considerada peça-chave para o sucesso das ações de prevenção.

Fonte: Rádio São Luiz

Evelise Oliveira

notícia anterior

Digitalização e agilidade nas licitações são prioridades da gestão do secretário Leonardo Antunes

  • Kelvin Morais
  • 09/01/2025
Leia mais
próxima notícia

Trabalhos arqueológicos em São Luiz Gonzaga revelam vestígios da “Redução Jesuítica”

  • Evelise Oliveira
  • 09/01/2025
Leia mais
Leia também
Leia mais

49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

  • Micael Olegario
  • 05/11/2026
Anuncie na Rádio São Luiz
Últimas notícias
  • 49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Produtores gaúchos têm prazo até 12 de novembro para aderir à renegociação de dívidas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Tempo firme retorna e Sol predomina nesta quinta-feira na região

    • 05/11/2026
    Leia mais
Mais lidas
  • 1
    Quarta-feira terá chuva forte nas Missões e no RS
  • 2
    Felipe Miranda é reeleito presidente da ACI de São Luiz Gonzaga para o biênio 2026/2028
  • 3
    Morre José Antônio Caetano Braga, ex-vereador de São Luiz Gonzaga
  • 4
    AGSL busca título inédito da Copa dos Pampas em decisão contra equipe de Três Passos
  • 5
    Câmara de São Luiz Gonzaga debate demandas da comunidade durante sessão ordinária

Rua São João, 1894
São Luiz Gonzaga, RS - CEP 98700-000

(55) 3352.4444
Fale conosco Anuncie Política de Privacidade Publicidade Legal
© Rádio São Luiz. Todos os direitos reservados.

Input your Busca keywords and press Enter.

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}

09/01/2025 - Atualizado em 01/11/2026 às 12:23