Menu
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Grupo de notícias no WhatsApp
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Instagram
Facebook
YouTube
NO AR
OUVIR AO VIVO
Rádio São Luiz 100.9 FM
SÃO LUIZ GONZAGA • RS
Rádio São Luiz 100.9 FM
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural

Governo do RS lança CNH Social com 3 mil vagas para habilitação gratuita

  • Evelise Oliveira
  • 09/05/2025
Foto: Canva/Ilustrativa
compartilhar
compartilhar
Tweet
compartilhar
Foto: Canva/Ilustrativa

O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente o programa CNH Social, iniciativa que garante 3 mil vagas para a formação gratuita de condutores, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A medida foi anunciada na quinta-feira, 8 de maio, pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo central do programa é ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, oferecendo isenção total dos custos para a obtenção, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O investimento total na ação é de R$ 13,8 milhões.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Poderão participar da seleção os residentes no Rio Grande do Sul com idade igual ou superior a 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos e que estejam regularmente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025. Também é necessário comprovar residência mínima de dois anos no estado. As inscrições ficarão abertas de 12 de maio a 10 de julho, podendo ser feitas pela Central de Serviços do DetranRS ou diretamente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A escolha dos beneficiários será realizada por meio de sorteio eletrônico, com a formação de cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 1.500 para primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), e outras 1.500 para adição ou mudança de categoria. Neste segundo grupo, estão previstas 600 vagas para adição de categoria e 900 para mudança, sendo 90 vagas para categoria C (caminhão), 720 para categoria D (ônibus) e 90 para categoria E (veículos articulados de grande porte). Os contemplados terão acesso gratuito a todas as etapas do processo, incluindo exames físicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, provas teórica e prática, além do exame toxicológico, quando exigido.

Ficam impedidos de participar candidatos que possuam processo de habilitação em andamento que necessite reinício, que tenham cometido crime na condução de veículo automotor, ou que estejam com a CNH ou Permissão para Dirigir suspensa ou cassada.

Para facilitar o acesso às informações, o DetranRS disponibilizou um hotsite com o edital completo, link para inscrição, calendário, perguntas frequentes e demais orientações. A Ouvidoria do DetranRS e os próprios CFCs também estão aptos a prestar esclarecimentos aos interessados.

Fonte: Rádio São Luiz

Evelise Oliveira

notícia anterior

Sexta-feira terá chuvas fortes e risco de temporais; tempo firme retorna no final de semana

  • Micael Olegario
  • 09/05/2025
Leia mais
próxima notícia

Paulo Pires comenta situação do agronegócio gaúcho e necessidade de políticas públicas

  • Micael Olegario
  • 09/05/2025
Leia mais
Leia também
Leia mais

49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

  • Micael Olegario
  • 05/11/2026
Anuncie na Rádio São Luiz
Últimas notícias
  • 49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Produtores gaúchos têm prazo até 12 de novembro para aderir à renegociação de dívidas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Tempo firme retorna e Sol predomina nesta quinta-feira na região

    • 05/11/2026
    Leia mais
Mais lidas
  • 1
    Quarta-feira terá chuva forte nas Missões e no RS
  • 2
    Felipe Miranda é reeleito presidente da ACI de São Luiz Gonzaga para o biênio 2026/2028
  • 3
    Morre José Antônio Caetano Braga, ex-vereador de São Luiz Gonzaga
  • 4
    AGSL busca título inédito da Copa dos Pampas em decisão contra equipe de Três Passos
  • 5
    Câmara de São Luiz Gonzaga debate demandas da comunidade durante sessão ordinária

Rua São João, 1894
São Luiz Gonzaga, RS - CEP 98700-000

(55) 3352.4444
Fale conosco Anuncie Política de Privacidade Publicidade Legal
© Rádio São Luiz. Todos os direitos reservados.

Input your Busca keywords and press Enter.

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}

09/05/2025 - Atualizado em 01/11/2026 às 13:00