Menu
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Grupo de notícias no WhatsApp
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Instagram
Facebook
YouTube
NO AR
OUVIR AO VIVO
Rádio São Luiz 100.9 FM
SÃO LUIZ GONZAGA • RS
Rádio São Luiz 100.9 FM
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural

Centro de Saúde da Mulher completa 13 anos de atividades em São Luiz Gonzaga

  • Kelvin Morais
  • 14/10/2022
compartilhar
compartilhar
Tweet
compartilhar

Serviços são ofertados via SUS, atendendo 14 municípios da região  

Em 13 de outubro de 2009, o Centro de Saúde da Mulher – Hospital São José iniciou as atividades em São Luiz Gonzaga. Nesses 13 anos, os serviços realizados no centro foram ampliados, atuando em prol da saúde das mulheres de São Luiz Gonzaga e região.    

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A secretária de Saúde, Clari Ramborger, a qual era titular da pasta em 2009 e atuou no processo de oferta dos serviços no município, comentou sobre o trabalho desenvolvido. “Com muita satisfação comemoramos essa data, coincidentemente, em pleno Outubro Rosa. Na época, Osmar Terra era secretário de Saúde e informou sobre a possibilidade de ofertar o serviço em São Luiz. A gente abraçou de imediato essa chance, sendo algo tão positivo, voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura. Aproveito para reforçar o convite para que as mulheres de São Luiz e região, a partir dos 35 anos, realizem a mamografia!”.  

Clari também destacou a atuação do Executivo Municipal e do Conselho Intermunicipal de Saúde (COIS) para manter o atendimento em São Luiz Gonzaga.  Nos próximos meses, por meio da SEMSA, o Centro de Saúde da Mulher será reformado. Por meio do COIS, um técnico em enfermagem será contratado para auxiliar nos atendimentos do local. A secretária de Saúde também parabenizou a equipe do Centro de Saúde da Mulher, as técnicas em radiologia, Aline Libardi e Diana Bordim; o auxiliar administrativo, Hueiny Guedes Menezes; e o médico Cristiano Weber da Silva, e agradeceu a colaboração do Hospital São José, o qual é parceiro do município para ofertar os serviços.    

Atendimento

Como o câncer de mama é uma doença que se desenvolve rápido, a mamografia deve ser realizada – anualmente – por mulheres a partir dos 35 anos. Durante o mês de outubro, as pacientes que residem em São Luiz Gonzaga não precisam apresentar a requisição – fornecida na ESF da área de domicílio – podendo ir ao Centro de Saúde da Mulher agendar a mamografia. Para as pacientes de outros municípios, é necessário apresentar a requisição.   

Desde novembro de 2021, além da mamografia, o Centro de Saúde da Mulher oferta ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, juntamente com todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os serviços são ofertados via SUS, por meio de encaminhamentos, atendendo 14 municípios da região. O Centro de Saúde da Mulher está localizado junto ao Centro de Saúde, ao lado da Loja Arte Nossa. Mais informações pelo número (55) 3352-9092, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 17h30min.      

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Kelvin Morais

notícia anterior

Curso de Direito da URI – São Luiz Gonzaga recebe o Projeto TED na Estrada

  • Kelvin Morais
  • 14/10/2022
Leia mais
próxima notícia

São-luizense grávida de gêmeas siamesas com malformação tem pedido negado em todas as instâncias para abortar gravidez de risco

  • Kelvin Morais
  • 15/10/2022
Leia mais
Leia também
Leia mais

49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

  • Micael Olegario
  • 05/11/2026
Anuncie na Rádio São Luiz
Últimas notícias
  • 49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Produtores gaúchos têm prazo até 12 de novembro para aderir à renegociação de dívidas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Tempo firme retorna e Sol predomina nesta quinta-feira na região

    • 05/11/2026
    Leia mais
Mais lidas
  • 1
    Quarta-feira terá chuva forte nas Missões e no RS
  • 2
    Felipe Miranda é reeleito presidente da ACI de São Luiz Gonzaga para o biênio 2026/2028
  • 3
    Morre José Antônio Caetano Braga, ex-vereador de São Luiz Gonzaga
  • 4
    AGSL busca título inédito da Copa dos Pampas em decisão contra equipe de Três Passos
  • 5
    Câmara de São Luiz Gonzaga debate demandas da comunidade durante sessão ordinária

Rua São João, 1894
São Luiz Gonzaga, RS - CEP 98700-000

(55) 3352.4444
Fale conosco Anuncie Política de Privacidade Publicidade Legal
© Rádio São Luiz. Todos os direitos reservados.

Input your Busca keywords and press Enter.

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}

14/10/2022 - Atualizado em 01/11/2026 às 15:48