Menu
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Grupo de notícias no WhatsApp
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Instagram
Facebook
YouTube
NO AR
OUVIR AO VIVO
Rádio São Luiz 100.9 FM
SÃO LUIZ GONZAGA • RS
Rádio São Luiz 100.9 FM
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural

Políticas públicas e licenciamento para irrigação são temas de evento na Expodireto

  • Kelvin Morais
  • 08/03/2023
compartilhar
compartilhar
Tweet
compartilhar
Foto: Ascom/Seapi

As Secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) estiveram presentes, nesta quarta-feira, 08, no 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, falou da necessidade de ações efetivas e da proximidade de outros órgãos para a construção dessas medidas. O secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, detalhou o licenciamento ambiental para a irrigação, o mapa hídrico gaúcho e o Monitor da Estiagem.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

“Houve tempos em que órgãos e secretarias do Rio Grande do Sul não tinham tamanha proximidade com a busca efetiva de soluções no atingimento de metas. São pequenos detalhes que fazem com que múltiplos atores possam compartilhar inovações constituídas pelo Estado em conjugação de esforços. Que consigamos criar um clima e um ambiente mais favorável para que, ao invés de termos o empobrecimento das relações sociais, humanas, políticas, empresariais e comerciais, elas se deem de forma mais resolutiva. Que a sociedade perceba mais rapidamente os benefícios que isso pode trazer”, pontuou Feltes.

Durante a apresentação, Camardelli lembrou que, no final do ano passado, foi ampliada, junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente, a competência municipal para o licenciamento ambiental de açudes. Os açudes para irrigação com até cinco hectares são isentos de licenciamento, sendo exigida apenas a outorga para uso de água. Até 25 hectares, a competência da emissão das licenças é dos municípios. A partir disso, o licenciamento é responsabilidade do Estado.

“Ampliando a competência dos municípios no licenciamento, nós ampliamos também a quantidade de técnicos atuando. Nós jamais devemos deixar que as formalidades necessárias se tornem burocracias desnecessárias. É dessa forma que o Estado vem olhando para o licenciamento ambiental, para que a exigência não seja um impeditivo para o andamento de demandas importantes ao Estado e para que novos empreendedores não deixem de se instalar no Rio Grande do Sul”, reforçou Camardelli.

O secretário também apresentou as atualizações referentes ao Mapa Hídrico do Estado e a força tarefa criada no âmbito das Secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Desenvolvimento Rural (SDR) e do Meio Ambiente e Infraestrutura para otimizar a análise dos processos de solicitação de outorgas do uso de água.

O último tópico foi sobre o Monitor da Estiagem, portal lançado no último domingo, 05, que reúne informações sobre a situação da estiagem no Rio Grande do Sul em tempo real, análise climática e lista investimentos e ações realizadas pelo governo.

Totens foram instalados pelo governo do Estado no parque da Expodireto, tornando o monitor público e de fácil acesso aos visitantes.

Além dos representantes do governo, participaram do painel o promotor de Justiça Daniel Martini; o vice-presidente da Federação da Agricultura, Domingos Velho Lopes; o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias, Paulo Pires; o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski; e o senador Ireneu Orth. O debate foi mediado pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do RS, Paulo Salermo.

Também estiveram presentes o presidente da Cotrijal, Nei Mânica; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Carlos Joel da Silva; o presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí, Volmar Kuhn; o presidente da Ocergs, Darci Hartmann; o diretor comercial do Banrisul, Fernando Postal; entre outras autoridades.

A Expodireto Cotrital, uma das maiores feiras do agronegócio focada em tecnologia e negócios, vai até a próxima sexta-feira, 10.

Fonte: Secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema)

Kelvin Morais

notícia anterior

4° RCB realizou a Corrida da Paz

  • Kelvin Morais
  • 08/03/2023
Leia mais
próxima notícia

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico em São Luiz Gonzaga ocorre no dia 17 de março

  • Kelvin Morais
  • 08/03/2023
Leia mais
Leia também
Leia mais

49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

  • Micael Olegario
  • 05/11/2026
Anuncie na Rádio São Luiz
Últimas notícias
  • 49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Produtores gaúchos têm prazo até 12 de novembro para aderir à renegociação de dívidas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Tempo firme retorna e Sol predomina nesta quinta-feira na região

    • 05/11/2026
    Leia mais
Mais lidas
  • 1
    Quarta-feira terá chuva forte nas Missões e no RS
  • 2
    Felipe Miranda é reeleito presidente da ACI de São Luiz Gonzaga para o biênio 2026/2028
  • 3
    Morre José Antônio Caetano Braga, ex-vereador de São Luiz Gonzaga
  • 4
    AGSL busca título inédito da Copa dos Pampas em decisão contra equipe de Três Passos
  • 5
    Câmara de São Luiz Gonzaga debate demandas da comunidade durante sessão ordinária

Rua São João, 1894
São Luiz Gonzaga, RS - CEP 98700-000

(55) 3352.4444
Fale conosco Anuncie Política de Privacidade Publicidade Legal
© Rádio São Luiz. Todos os direitos reservados.

Input your Busca keywords and press Enter.

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}

08/03/2023 - Atualizado em 01/11/2026 às 14:34