Sicredi divulga linhas de financiamentos para energia solar
Gerentes também falaram sobre portabilidade de financiamentos de veículos. Foto: Emerson Scheis/Rádio São Luiz
Os gerentes locais da Sicredi, Mirco Ames e Morgana Brum, revelaram nesta quinta-feira (7), durante entrevista no programa Olho Vivo, que há uma perspectiva de crescimento de até 40% em instalações de painéis de energia solar na região. Diante deste cenário, a cooperativa criou linhas de financiamento que atendem 100% do valor do projeto.
As linhas tem taxas de 0.92% em um prazo de cinco anos e de 1.01% em casos que o prazo for de 10 anos. “Trata-se de um investimento. Você pagará algo que é seu”, avalia Morgana.
Estudos indicam que em residências com as placas, já no primeiro mês, é perceptível economia de até 95% na conta. Com energia gerada mesmo em dias nublados, estes equipamentos tem vida útil de 25 a 30 anos e, além disso, valorizam o imóvel. Outra vantagem é que a conta fica protegida contra inflações energéticas.
Para calcular a quantidade de placas indicadas ao imóvel, a Sicredi tem como base o valor pago pelo consumidor nos últimos 12 meses. Assim, é possível descobrir quantas serão necessárias para um consumo equivalente.
Portabilidade de financiamento de veículo
Outro assunto abordado durante a entrevista foi a portabilidade de financiamento de veículos. Conforme Mirco, trata-se de uma vantagem para o consumidor já que a cooperativa tem a menor taxa de juros: 1.09% ao mês. “Muitos veículos estão financiados em São Luiz com taxa de juros quando a Selic estava em 14%. Hoje está em 6.5%, ou seja, menos da metade do que era um ano atrás”. “Esse valor afeta consideravelmente no valor da parcela”, esclarece.
O cliente que possui financiamento de veículo em outra agência financeira encontra na Sicredi consultoria para que possa fazer uma escolha adequada.
Resultados de 2018
Os números de 2018 foram muito positivos para a Sicredi. Mais de 82 milhões de reais de sobra do ciclo do ano passado serão distribuídos entre os associados.
Os números definitivos serão apresentados na assembleia local das duas agências no dia 8 de abril, mas, segundo Mirco, desde já o resultado revela que o papel da cooperativa vem sendo cumprido. “Estamos agregando renda e melhorando a qualidade de vida do associado e da comunidade”, finaliza.
Fonte: Rádio São Luiz