No centenário de João Goulart, reportagem especial fala sobre rua que leva o nome do ex-presidente

Placa instalada no cruzamento com a Avenida Senador Pinheiro Machado. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Uma das demandas apresentadas na reportagem é a necessidade de um redutor de velocidade em trecho entre as ruas Júlio de Castilhos e a Borges de Medeiros. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Nesta sexta-feira (1º), João Belchior Marques Goulart completaria 100 anos. Nascido em São Borja, em março de 1919, Jango, apelido que ele adquiriu na infância, foi um político brasileiro envolvido em episódios de vulto da história nacional. Era ele o presidente na Campanha da Legalidade e no início do Regime Militar, em 1964.

Por conta deste acontecimento histórico, a primeira edição do projeto Olho Vivo na Rua, o qual busca dar voz à comunidade, foi especialmente dedicado à rua que leva o seu nome. Foram dias de produção, resultando em conteúdo que colheu depoimentos de lideranças que conheceram Jango, moradores da rua e empresários instalados ao longo do trecho.

A reportagem buscou apresentar fatos históricos, como a fala de Auro de Moura Andrade, deputado que declarou vaga a presidência da república na sessão que cassou Jango, em 2 de abril de 1964, e também possíveis soluções para moradores da rua que leva o nome do ex-presidente, como a instalação de faixas elevadas em trechos nos quais veículos transitam em alta velocidade.

Todos os relatos, aqui resumidos, podem ser conferidos na íntegra no vídeo do programa. Clique aqui e assista a produção especial do projeto Olho Vivo na Rua.

Fonte: Rádio São Luiz