Secretário de Desenvolvimento comenta sobre a expectativa de implantação de agência da Marinha em Porto Xavier

O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, falou à Radio São Luiz sobre a expectativa de instalação da 4ª Agência da Marinha do Brasil no município.

Segundo Kaiser, “estamos comemorando muito a decisão do 5º Distrito Naval de Rio Grande em implantar essa agência em Porto Xavier, uma vez que ela vai facilitar a fiscalização de tráfego aquaviário e o acesso dos moradores da região aos serviços disponibilizados pela marinha, uma vez que, quem utiliza qualquer tipo de embarcação necessita de licenciamento, o qual é feito em Uruguaiana e que, após a implantação da agência, será feito em Porto Xavier.

Neste mesmo intuito, Kaiser destaca os benefícios à segurança com a instalação da unidade da Marinha: “A presença de uma força federal trará uma grande sensação de segurança à comunidade do município e da região, além de ser um fator inibidor de ações criminosas junto ao Rio Uruguai, como o tráfico de drogas e de armas”, discorreu o secretário.

Segundo Kaiser, serão 20 marinheiros que ficarão instalados em Porto Xavier. A vinda do efetivo deverá ocorrer após a implantação das instalações dos dormitórios, que aguarda a questão legal: “Estamos vendo a regularização dos terrenos e, após a aprovação dos trâmites, imediatamente será aberto o processo licitatório. Desta forma, a expectativa é de que a obra inicie ainda este ano”, salientou Kaiser. Já a sede da 4ª Agência ficará nas dependências do prédio onde anteriormente existia a base dos fuzileiros navais em Porto Xavier.

Fonte: Rádio São Luiz