Unidade local participa do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Uergs

Foi lançada na quarta-feira passada, 8 de maio, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Uergs, proposta pelo deputado Capitão Macedo (PSL). O ato contou com a presença dos gestores da Uergs, do Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, representando o governador Eduardo Leite, de Deputados, de estudantes, professores e funcionários do corpo técnico e de apoio administrativo da Universidade. A Unidade local também se fez presente no ato com uma comitiva do Campus Regional IV, com acadêmicos, funcionários e professores da Unidade de São Luiz Gonzaga, acompanhados pela Diretora Regional do Campus IV Arisa Araujo da Luz, os vereadores Paulo Fraga (Progressistas) e Reni Rodrigues Lopes (MDB). Também se fizeram presentes os Deputados missioneiros Jeferson Fernandes (PT) e Eduardo Loureiro (PDT).

A Frente Parlamentar foi lançada com o objetivo de consolidar ações de fortalecimento e busca de recursos. O proponente da iniciativa, Deputado Capitão Macedo, comprometeu-se, com a articulação pela busca de soluções para as necessidades apresentadas pelo reitor Leonardo Beroldt em um encontro com o governador Eduardo Leite na última sexta-feira, que tratam do reconhecimento da Uergs como promotora da formação continuada de funcionários e gestores públicos; da criação do Fundo para captação de recursos próprios; da destinação da área da extinta Cientec para a instalação da Reitoria da Universidade e da Unidade em Porto Alegre; da liberação de R$ 2,5 milhões da Consulta Popular conquistados por quatro unidades da Uergs na votação de 2018; e da nomeação dos diretores regionais eleitos em 2018. Em seu discurso, o deputado lembrou que a Uergs é mantida essencialmente com recursos públicos e fez questão de salientar que ela não deve ser vista como uma Universidade de partidos. Disse ainda que todos os partidos devem se comprometer com a instituição. “É nosso dever enquanto parlamentares legitimamente eleitos pelo povo gaúcho defender essa instituição”, disse.

O reitor da Universidade, Leonardo Beroldt falou sobre a importância da defesa das universidades públicas nesse momento em que sofrem com cortes orçamentários. O mesmo enfatizou que a Uergs, apesar de possuir um quadro de funcionários docentes e técnicos muito aquém do necessário, hoje está consolidada como uma das melhores universidades públicas do Rio Grande do Sul, contando com professores altamente qualificados, formados nas melhores universidades do país, sendo que mais de 70 % possuem doutorado.

Ainda no dia 8 de maio a Diretora Regional Arisa Araujo da Luz esteve na SEAPA acompanhada dos vereadores para ver possibilidades de parcerias, importantes para   ensino e pesquisa e extensão da Uergs.

Assessoria de Comunicação da Uergs/São Luiz Gonzaga