Mais de 600 quilos de arroz carreteiro foram servidos gratuitamente no domingo

Comemorando os 332 anos de fundação e 139 anos de emancipação político-administrativa de São Luiz Gonzaga, a 6ª Festa do Arroz Carreteiro contou com intensa programação no último sábado (1°) e domingo (2), no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

Na manhã de domingo, a rainha da festividade Hêrica Stefanelo Keller e cavalarianos do município realizaram uma cavalgada em homenagem ao aniversário de São Luiz Gonzaga, levando o candeeiro com o fogo simbólico da prefeitura até a Praça do Pajador.  No local, a chama foi fixada junto ao pórtico de entrada do evento pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani e pela rainha.

A abertura oficial da festividade contou com a presença de autoridades de São Luiz Gonzaga e região e com a grande participação do público. Em seu pronunciamento, o prefeito Sidney Brondani ressaltou a união de toda a comunidade pelo desenvolvimento do município. “Sempre digo a nossa comunidade que todos são capazes e que nosso município tem crescido em diversas áreas graças a união e ao esforço de toda população. Como prefeito, juntamente com o nosso vice-prefeito e vereadores, destaco que o nosso compromisso é com São Luiz Gonzaga, trabalhando unidos pelo desenvolvimento do município”.

A solenidade de abertura também contou com o pronunciamento da rainha da festividade, Hêrica Keller; do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos; do presidente da Câmara de Vereadores, Jose Antônio Flach Werle; da secretaria de Turismo e Cultura, Rose Grings e do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.

NÚMEROS

Superando os números do ano passado, segundo informações da Brigada Militar, uma média de 12 mil pessoas visitaram a Praça do Pajador no decorrer da programação de domingo. Nesta edição do evento, 22 entidades/empresas prepararam o arroz carreteiro servido de forma gratuita aos visitantes. De acordo com a comissão organizadora, mais de 8 mil porções foram servidas ao público, sendo preparados os 310 quilos de arroz (doados pelo Arroz 7 Povos) e 300 quilos de carne, aproximadamente 600 quilos de arroz carreteiro.

PATROCINADORES

A promoção da festa contou com o apoio de diversas entidades e empresas. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece aos patrocinadores da 6ª Festa do Arroz Carreteiro: Câmara de Vereadores; Associação dos Municípios das Missões (AMM); Arroz 7 Povos; Sicredi; Ervateira Rei Verde; Kipão Padaria; Lojas Becker; Birk – Materiais de Construção; Madeireira São João; MB Farmácias; Supermercado Ponto Certo; Chopp In House; Loja Cometa; Rede Vivo Supermercados; Lojas Benoit; Loja Carangola; Jair Facas Antigas (São Miguel das Missões); Casa das Cópias; Cantina Restaurante; Diomedes Heck; Cometa Plaza Hotel; Felipe Lunardi – Propaganda e Marketing Direto; Auditec; Sindilojas; Sebastião Borchatt; Venda do Bonifácio; Alceu Braga; Frigorifico Simi; Ortobom Colchões (São Luiz Gonzaga); Agroclínica Produção; Viacom; Ciacom; deputado estadual Capitão Macedo e Nadir Pes.

APOIADORES

A Secretaria de Turismo e Cultura agradece as 22 entidades parceiras na preparação do arroz carreteiro servido aos visitantes: Piquete Galpão Missioneiro; Piquete Tropilha da Floresta; Piquete Vaca-Chaça; Piquete Sombra do Cedro; Piquete Querência Aberta; Piquete Ponteiros do Rio Grande e ASSTBM; Secretaria de Obras; Caaró; APARP; ASAS; UERGS; Velocar SLG; Piquete Querência do Bugio; Piquete Cultivando a Tradição; DN Carlos Bastos do Prado; Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande; Piquete Entardecer do Pago; ONG Unidos para o Amanhã; Piquete Velho Casarão; Piquete Pago Xucro e CTG Galpão de Estância.

Agradecimentos especiais ao 4° RCB, Enel Cien, Coopatrigo, Corsan, COMTUR, Extintec, 14° BPM, Corpo de Bombeiros, Jose Antônio Flach Werle, Viveiro Coqueiros, Pedreira Dall’Aqua, Brique da Praça “Abegair Damião”, Projeto Cidade Limpa, imprensa local e regional e a todos os artistas que participaram da festividade pelo grande apoio na realização do evento.

Confira mais fotos e vídeos do evento na página do Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga – RS.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga