Tomando forma: Monumento de Cenair Maicá deverá ser finalizado em breve

Previsto inicialmente para ser inaugurado no dia 3 de maio deste ano, o novo monumento do artista plástico são-luizense Vinícius Ribeiro será apresentado ao público possivelmente no segundo semestre deste ano, tendo em vista um pequeno atraso na concepção da estátua e do pedestal que comportará a obra. O monumento, que retrata o músico Cenair Maicá, um dos Quatro Troncos Missioneiros, será instalado na cidade de São Miguel das Missões. A Rádio São Luiz foi conferir o trabalho realizado por Ribeiro junto ao monumento.

Segundo o escultor, a ideia de representar o Cenair Maicá “partiu de um grupo de voluntários, admiradores e da família Maicá, uma vez que um monumento é uma das formas de manter viva a história desses grandes homens de nossa cultura. Embora Cenair tenha nascido em Tucunduva (na época, Santa Rosa), foi em São Miguel que ele adotou como sua terra, montando um restaurante onde hoje é o IPHAN e convivendo com os índios excluídos, vendo e cantando as suas dificuldades”, relatou Ribeiro.

MONUMENTOS QUE ATRAEM INVESTIMENTOS – Sobre a importância de se retratar cidadãos ilustres de suas comunidades, o escultor explica: “Cada cidade tem seus vultos importantes e às vezes as pessoas acham que é uma perda de tempo; mas isso movimenta o turismo e a cultura, pois tem gente que atravessa o mundo para conhecer novas culturas. Além disso, geralmente, os monumentos atraem investimentos, como foi o que ocorreu em São Luiz Gonzaga: eu sempre disse que depois que ele estivesse lá (o monumento a Jayme Caetano Braun), nós íamos conseguir verba para um centro de informações e um centro de venda de produtos artesanais, e foi o que aconteceu. O fato é os deputados gostam de associar seus nomes a vultos importantes, e o Cenair Maicá, assim como o Jayme, foi um vulto muito importante, e por isso que esperamos que o futuro memorial em São Miguel receba recursos. E, da mesma forma, esperamos que o monumento do Noel Guarani, em Bossoroca, também venha a ser contemplado com um memorial em sua homenagem”, destacou Ribeiro.

Fonte e fotos: Emerson Scheis/Rádio São Luiz