Escolas da 32ª CRE participam da elaboração e execução do plano de implementação do novo Ensino Médio

(Foto: divulgação/32ª CRE)

A 32ª Coordenadoria Regional de Educação está participando do Projeto de mudança do Ensino Médio de acordo com a Portaria do MEC/Nº 649 de 10 de julho de 2018, que tem como objetivo geral dar suporte aos Estados na elaboração e execução do Plano de Implementação do Novo Ensino Médio para todo o país, contemplando a Base Nacional Comum Curricular, os diferentes Itinerários Formativos e as mudanças na organização curricular deste nível de ensino.

A proposta do Novo Ensino Médio busca incentivar o protagonismo juvenil e a formação integral do jovem, ao estabelecer uma estrutura curricular comum a todas as escolas, e possibilitar maior autonomia para os estudantes definirem os rumos da sua educação, de acordo com seus interesses e afinidades pessoais.

Assim sendo, as escolas-piloto selecionadas para implementação deste projeto em 2019 são:  IEE Rui Barbosa, EEEM Gustavo Langsch, e EEEM São Luiz, de São Luiz Gonzaga; EEEB Maria Seggiaro Hoffmann, de São Nicolau; EEEM Bossoroca, de Bossoroca; CE Tolentina Barcelos Gonçalves, de Santo Antônio das Missões; EEEB José Adolfo Meister, de Caibaté; EEEM Érico Veríssimo, de Roque Gonzales; EEEM Carlos Bratz, de Porto Xavier e EEEM Henrique Sommer, de Pirapó. Estas escolas estão participando de reuniões de formações e sendo protagonistas das mudanças previstas para o Ensino Médio desde o início deste ano letivo.

Um dos momentos importantes da implementação do Novo Ensino Médio são os Instrumentos de Escuta que estão sendo realizados por estas escolas em suas comunidades no período de 10 de junho a 10 de julho. O objetivo dessa atividade é diagnosticar aspectos que incidirão na oferta de diferentes itinerários formativos, a partir dos interesses e necessidades dos estudantes e com as possibilidades do sistema de ensino, bem como, consultar quais são as demandas da comunidade onde estas escolas estão inseridas.

A partir de 2020 estas escolas de Ensino Médio deverão iniciar o ano letivo de acordo com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Para acesso a mais esclarecimentos informamos o seguinte endereço eletrônico: http://portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio

Fonte: 32ª CRE

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email