“Não entendo fazer uma Reforma e não incluir os Estados e municípios”, enfatiza presidente da AMM

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos, está em Brasília juntamente com Chefes do Executivo de todo o país acompanhando a votação da Reforma da Previdência, cujo texto-base foi aprovado nesta quarta-feira, 10. O principal ponto acompanhado pelos prefeitos, associações e confederações, que é a inclusão de Estados e Municípios na Reforma, acabou ficando de fora do texto aprovado na Câmara dos Deputados. Agora, esse ponto será levado ao Senado para ser apreciada a possibilidade de inclusão no texto definitivo da Reforma da Previdência.

Segundo Puranci, “estamos vendo a dificuldade de passar esse ponto, mas continuamos com a mobilização enquanto ainda existir possibilidade de inclusão. É nos municípios que as coisas acontecem, e não entendo fazer uma Reforma no país e deixar os municípios e Estados de fora, levando em conta os cidadãos dos municípios que não são funcionários públicos e estão dentro da Reforma”, discorreu.

Conforme o presidente da AMM, caso o texto definitivo seja aprovado sem os municípios e Estados incluídos, a adequação do regime de previdência do funcionalismo com o geral ficará comprometido: “Ficará a cargo dos prefeitos e governadores mandarem projetos de adequação com a legislação federal, mas, no ano que vem, será ano eleitoral, e qual prefeito terá a coragem de encaminhar esse projeto?”, se referindo a desgaste político dos Chefes do Executivo para com o funcionalismo. “Então, só vejo o momento para acontecer essa inclusão agora, porque, se for deixar para depois, será muito difícil”, lamentou Puranci, que também participa de audiência com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, acerca da busca pelos pleitos do hospital regional e da pavimentação das BRs que contemplará os municípios de São Nicolau, Pirapó e Dezesseis de Novembro.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz