Emater intensifica preparativos para a Expo São Luiz 2019

A Expo São Luiz 2019 está cada vez mais próxima e novamente a participação da agricultura familiar está garantida, momento em que as atividades de preparação se intensificam. A Emater local realizará diversas ações de 2 a 6 de outubro durante a feira, e já prepara o espaço onde ocorrerão suas mostras, concursos e palestras.

De acordo com o chefe do escritório local, Paulo Côrrea de Matos, a Emater intensifica a mobilização e a preparação para receber o público e, principalmente, os agricultores familiares. “As preparações são para disponibilizar aos participantes um espaço onde seja possível demonstrar as produções e atividades realizadas nas propriedades rurais, que servirá de vitrine para o público específico e geral”, afirma. De acordo com ele, este é o segundo ano de participação da Emater com um espaço próprio – o Pavilhão da Agroindústria -, onde as agroindústrias locais e regionais expõem àquilo que produzem, agregam valor e comercializam.

Entre as principais atividades dentro do espaço destinado a agricultura familiar, o chefe destaca a mostra de uma estrutura de secagem e armazenamento de grãos. Além disso, haverá exposição de cultivos hidropônicos – sistema em que a planta é cultivada sem solo, no qual as raízes recebem solução aquosa com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Outra novidade elencada por Paulo é uma área demonstrativa da utilização de plantas de coberturas e recuperadoras de solo. “Essa será uma ótima oportunidade para os produtores, uma vez que constatamos em diversas propriedades a degradação do solo. Está é um solução simples e barata, de fácil aplicação na propriedade”, disse. Já na Casa do Agricultor – estrutura conquistada em parceria com a Administração Municipal – será realizada a demonstração de um sistema adequado de saneamento básico, para que haja a devida exemplificação da coleta correta de resíduos da casa.

Já em parceria com a Escola Técnica Cruzeiro do Sul, será realizada a mostra de manejo de ovelhas, bem como da utilização de cercas elétricas. Na quinta-feira (03), a partir das 9h, haverá palestras sobre o uso e manejo correto deste recurso. “Podemos constatar que nas propriedades há um uso incorreto das cercas elétricas, o que muitas vezes pode representar prejuízo para os agricultores. Será um momento para que todos tirem suas dúvidas e façam esclarecimentos”, externa.

Concurso de Pratos à base de Mandioca

Na quinta-feira (03), ocorrerá o Concurso de Pratos à Base de Mandioca. As inscrições devem ser realizadas na Emater ou no centro de Referência e Assistencial Social (CRAS) até o dia 25 deste mês. Podem participar famílias de agricultores, homens e mulheres com mais de 18 anos.

Roteiro de ônibus para a região

A Expo São Luiz disponibilizará, durante os cinco dias de feira, ônibus para os agricultores familiares da região. Os interessados devem entrar em contato com a Emater e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos respectivos municípios que integram o roteiro:

Quarta-feira (02), um ônibus para São Nicolau e Dezesseis de Novembro;
Quinta-feira (03), um ônibus para Santo Antônio das Missões;
Sexta-feira (04), um ônibus para Roque Gonzales;
Sábado (05), um ônibus para Bossoroca;
Domingo (06), um ônibus para Mato Queimado e Caibaté.

Fonte: Róbson Gomes/Comunicação Expo São Luiz 2019/Fotos: Emater

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email