Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre importância da vacinação contra o sarampo

Com sete casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul (seis em Porto Alegre e um em Dois Irmãos) e o primeiro óbito em decorrência do vírus, em São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde – em parceria com entidades e empresas – segue promovendo ações de prevenção a doença.

Nesta quarta-feira (18), a partir das 8 horas, a equipe da pasta irá visitar a Prefeitura de São Luiz Gonzaga para revisar e colocar em dia a caderneta de vacinação dos servidores municipais que atuam na Sede Administrativa. “O sarampo é uma doença muito contagiosa e a vacinação é a melhor forma de evitar a contaminação. Pedimos que os servidores municipais levem as cadernetas de vacinação para análise dos profissionais de saúde, evitando o surgimento de novos casos da doença”, ressaltou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Águeda Martins Balbe.

Entre as ações já promovidas contra o sarampo, foi realizada uma intensificação vacinal na Coopatrigo (com a imunização de 77 funcionários) e orientações aos funcionários do Hospital de São Luiz Gonzaga (HSLG) sobre a atualização vacinal.

VACINAÇÃO

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, a qual pode deixar sequelas ou levar a óbito. O Ministério da Saúde, estados e municípios trabalham no enfrentamento do surto de sarampo. Devem realizar a vacina, bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias (a chamada dose zero); bebês de 12 meses até adultos de 29 anos (duas doses) e pessoas de 30 a 49 anos de idade (uma dose).

A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a doença e reforça a importância da imunização para evitar o sarampo. Para vacinar, é necessário comparecer na respectiva ESF portando o cartão SUS e a carteira de vacinação para conferência e, se necessário, imunização. As unidades de saúde realizam semanalmente um dia voltado a vacinação do sarampo:

Segunda-feira: ESF Presidente Vargas;

Terça-feira: ESF Agrícola;

Quarta-feira: ESF Dr. Chico, ESF Bairro Duque e ESF Bairro Trinta;

Quinta-feira: Centro de Saúde (ao lado da Arte Nossa) e ESF Bairro Mário;

Sexta-feira: ESF Bairro Paz e ESF Bairro Floresta.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Divulgação / Centro de Saúde                                                              

 

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email