Escola de Educação Básica da URI promove atividades alusivas a III Semana da Consciência Negra

A Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga desenvolve projeto em referência a cultura Afro há mais de uma década. Nos últimos três anos, suas ações começaram a fazer parte do projeto da Universidade, em parceria com o Observatório de Estudos Culturais e Diversidades, dirigido pela professora Sônia Bressan, que neste ano promove a III Semana da Consciência Negra.

Nas salas de aula são debatidas diferentes formas de discriminação, preconceitos e a importância do respeito às etnias. Os temas são abordados nos diferentes níveis de ensino.

A cada ano são proporcionadas ações diferenciadas de significado educacional. Este ano, as turmas do 8º e 9° anos trabalharam o tema“ África e cultura afro-brasileira”.

Como exemplo, o 8° ano, orientado pelas professoras Mariza Ditz e Kelly Santos, organizou oficina para os alunos do turno da tarde, no dia 22 de novembro, que consiste na explicação da história da boneca Abayomi e confecção da mesma. O nome da boneca significa: “encontro precioso” e, de acordo com a lenda, as negras escravas confeccionavam as bonecas nos navios negreiros para acalentar as crianças durante a viagem. Hoje essa boneca virou símbolo da resistência e de amor.

Assessoria de Comunicação