Paraciclista Lourenço dos Santos recebe Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores

Homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Casa, Piti Werle, ao atleta que recentemente foi campeão da etapa gaúcha de Paraciclismo. (Fotos: Pâmela Moraes/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores)

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 9, a Câmara de Vereadores entregou ao atleta são-luizense Lourenço Vanderlei da Cruz dos Santos “Moção de Reconhecimento”, a qual foi proposta pelo vereador e presidente da Casa, Piti Werle (MDB).

O HOMENAGEADO – Filho de Julio Bronzoni e Dinora da Cruz, Lourenço é um atleta são-luizense que vem se destacando nos últimos tempos a nível estadual e nacional. Pai de Juan e Kauan, Lourenço encontrou no ciclismo uma forma de superar barreiras e testar seus limites.

Iniciou a prática esportiva com 14 anos no futebol e, em seguida, no ciclismo. Porém, em 2013, um sério acidente acabou por levar a sua mão direita, impondo a Lourenço dificuldades a mais das que vinha enfrentando, tanto na vida esportiva como na vida pessoal, onde Lourenço mantém sozinho os cuidados imprescindíveis no tratamento de seu filho acamado.

Porém, o que poderia parecer o fim da linha para um atleta com a amputação de um membro superior revelou-se mais uma barreira a ser vencida por Lourenço, que a partir de um exemplo de superação, dedicou-se cada vez mais ao ciclismo, vindo a adaptar sua bicicleta para sua nova condição e proporcionando a continuidade de sua vida esportiva, onde passou a competir com atletas sem limitações físicas, alcançando um nível competitivo extraordinário.

A partir disso, surgiu a oportunidade de competir em eventos do Paraciclismo, onde recentemente Lourenço sagrou-se campeão da etapa gaúcha do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo no último dia 10 de novembro, em Canoas. Com essa conquista, Lourenço credenciou-se como postulante a uma vaga na equipe brasileira de paraciclismo, e poderá, futuramente, levar São Luiz Gonzaga e sua história de superação para os confins do mundo olímpico internacional.

Por Emerson Scheis/Assessor Parlamentar