AMM realizou sua última reunião de 2019 com inauguração da nova fachada da sede da Associação

Um momento festivo e muito especial marcou a última assembleia da Associação dos Municípios das Missões, realizada nesta terça-feira (17). Foi inaugurada uma nova fachada na sede, que valoriza ainda mais nossa cultura e religiosidade através da colocação da Cruz Missioneira, símbolo maior de fé nas Missões com destaque na frente do prédio, além de um painel iluminado frisando a marca e o nome da AMM neste local, que tem abrigado reuniões e momentos com muitas notícias positivas e a constante busca por uma região cada vez mais integrada.


Logo após a solenidade de inauguração, realizou-se a reunião dos prefeitos, que iniciou com as boas vindas do Prefeito anfitrião Valter Spies, que estava acompanhado do Vereador de Cerro largo Valdemar Kunkel. Valter enfatizou que a AMM tem um grande destaque no Rio Grande do Sul e tem sido exemplo de trabalho integrado para outras associações do estado. O município de Cerro Largo está em pleno desenvolvimento, apesar das dificuldades financeiras que tem se apresentado, grandes eventos têm sido realizados e a comunidade é parceira.
A Vice-presidente da AMM, Prefeita de São Paulo das Missões Noeli Maria Ruwer, relatou a tristeza de sua comunidade com a passagem do Vice-prefeito Elemar Dill, que deixou um grande legado de trabalho naquele município, como vereador e vice-prefeito por vários mandatos. A gestora aproveitou para convidar a todos para o KerbFest Missões, um evento que é sinônimo de integração e é uma grande demonstração de alegria. Noeli destacou a gestão séria e comprometida observada em todos os municípios missioneiros e desejou a todos que 2020 seja de integração, paz e muita fé.
Em sua manifestação o Presidente da AMM e Funmissões, Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, falou da importância do trabalho de todos os prefeitos associados, bem como das assessorias no bom andamento e desenvolvimento dos projetos regionais, com destaque para a Ponte Internacional de Porto Xavier e a Sinalização Turística. Puranci parabenizou a todos e enfatizou que ainda tem muito o que fazer e uma meta importante desta associação, são os acessos asfálticos.
Foram inúmeras as manifestações dos prefeitos da região durante a assembleia, o Prefeito de Porto Xavier Vilmar Kaiser agradeceu o empenho de todos para concretização de mais uma etapa do projeto da ponte internacional e fez referência a importantes obras em toda região, como exemplo citou as obras de infraestrutura urbana em São Miguel das Missões e São Nicolau. Daniel Gorski de Salvador das Missões, explanou sobre a reunião realizada com o DNIT na última semana e também sobre a importância do apoio da Funmissões para o roteiro turístico Caminho das Etnias. O Prefeito José Moacir Dutra de Bossoroca, pediu apoio da AMM para que seja feito contato com a operadora de telefonia Vivo, que está com péssimo serviços em vários municípios missioneiros e necessita solução imediata. O Prefeito de São Miguel das Missões Hilário Casarin destacou em sua fala o momento importante que vive a Região das Missões, sugeriu que cada um dos municípios, trabalhe um projeto para ser apoiado pela AMM, finalizou dizendo que acreditando tudo dará certo e agradeceu em nome da comunidade miguelina o apoio da associação aos projetos de São Miguel das Missões.
O Assessor Jurídico da AMM, Dr. Gladimir Chieli, agradeceu a parceria dos prefeitos missioneiros nestes 22 anos de trabalho na área jurídica da associação e fez uma explanação sobre os cuidados que cada um dos gestores dos municípios devem ter neste período que antecede as eleições municipais.
Finalizando a assembleia o Presidente do COREDE Missões Oldemar Fenner, solicitou apoio dos prefeitos com relação aos projetos da consulta popular deste ano e que estão com prazo expirando para serem entregues em Porto Alegre, frisou sobre os cuidados que cada gestor dever ter para não perder este recurso.
Ao final o Presidente Puranci Barcelos dos Santos, agradeceu a presença de todos os Prefeitos, Primeiras-damas e assessoria e convidou a todos para a confraternização natalina em Santo Antônio das Missões.

Fonte: AMM