“Prevenção é a melhor solução”, alerta o comandante dos Bombeiros sobre como evitar afogamentos

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta sexta-feira, o comandante do 2° Pelotão de Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga, tenente Vandré Reolon, falou sobre os cuidados que os banhistas, pais e os responsáveis devem observar nesta época do ano.

Conforme o comandante, “essa é a época propícia que leva a todos a se divertir nas águas, e, por isso, tem de se observar as condições das águas, principalmente na região. Como a maior parte das mortes por afogamento ocorre com crianças, com cerca de 65% dos casos, salientamos os cuidados que os pais e responsáveis têm de ter com elas”, destacou.

Segundo Vandré, “a primeira atitude a se tomar é monitorar incessantemente as crianças; além disso, é imprescindível a utilização de coletes, boias e flutuadores devidamente certificados e com garantia de qualidade. O ideal é toda criança utilizar os equipamentos de segurança”, salientou o comandante.

Para o Bombeiro, situações que envolvam riscos precisam ser evitadas: “A gente, como guarda-vidas, sabe que estando sozinho na agua é complicado, e, no meio do rio, num lugar isolado, o pavor vem, e fica complicado salvar até a si mesmo; por isso, o espírito aventureiro precisa ser contido. Além disso, é necessário evitar a ingestão de bebidas alcoólicas na hora de ir ao rio, pois a embriaguez também gera sentimento de coragem e a diminuição dos reflexos, que são fatores de riscos. E, no momento em que a pessoa se deparar com outra se afogando, deve evitar a todo custo o contato direto com a vítima. É preciso utilizar um galho, flutuador, corda ou outro objeto que possa ser usado de prolongamento do corpo, até porque se a pessoa não tem muita noção de água, corre o risco de se afogar também”.

Conforme o comandante, ao visualizar possíveis situações, é imprescindível chamar imediatamente o socorro. “De qualquer maneira, sempre salientamos que os cuidados para evitar situações de riscos é a melhor forma de prevenir afogamentos, pois prevenir sempre é a melhor solução”, finalizou Vandré.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz