Lei de Abuso de Autoridade: “A imprensa precisa reativar o repórter investigativo”, salienta o delegado Afonso Stangherlin

950af5bc-6bcc-4e58-94de-97f3223e14de

Após a nova Lei de Abuso de Autoridade ter entrado em vigor no país, a Rádio São Luiz entrevistou o delegado Afonso Stangherlin, titular da 27ª Delegacia Regional de Polícia, para saber como será o procedimento da instituição quanto à divulgação de informações repassadas à imprensa frente à nova legislação.

Conforme o delegado, “a lei não diz que não possamos divulgar imagens, mas somente com o consentimento do preso. Essa lei foi direcionada para policiais, para o Judiciário e promotores. Mas a imprensa é livre, dentro do princípio da liberdade de imprensa. Então, eu acredito que a imprensa terá de reativar o repórter policial investigativo, pois nós não podemos divulgar fotos sem consentimento do preso ou de seu advogado. Dessa forma, acho interessante idealizarmos um fórum na região para debatermos com os profissionais de Comunicação sobre a atuação da imprensa frente à essa legislação”, explicou.

Ainda segundo Stangherlin, “a lei trata também sobre a procrastinação de processos e o cumprimento de prazos. Mas se o governo não está investindo no número de policiais, com grande defasagem, acaba comprometendo o trabalho policial, uma vez que a Polícia Civil trabalha com inquéritos. Mas no final das contas, se vê que essa situação partiu após os trabalhos da Operação Lava-Jato, e visou aos atingidos pela Operação, como autoridades públicas, que tinham sua imagem exibida no momento das prisões”, comentou o delegado, que enfatizou: “A imprensa é livre, e agora, vai ter de lutar com as ‘armas’ previstas na Constituição e reativar o repórter investigativo. Da mesma forma, nós, autoridades policiais, teremos de desenvolver novas estratégias para continuar com a divulgação de informações, pois a comunidade precisa ficar informada sobre o trabalho realizado pelos órgãos da Segurança Pública”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email