Formada turma de jovens do Programa Aprendiz Cooperativo no Campo, em São Lourenço das Missões

Na manhã desta terça-feira, 14, foi realizada a solenidade de formatura do Programa Aprendiz Cooperativo no Campo, criado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS. Os cerca de 20 jovens formados são estudantes da Escola Estadual Teresinha Medeiros Schneider, educandário localizado em São Lourenço das Missões.

Estiveram presentes na Mesa de Honra o presidente da Coopatrigo, Ivo de Souza Batista, o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’Agnese, o prefeito Sidney Brondani, a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Barros, a coordenadora da 32ª CRE, Mônica Justo, e a diretora da Escola Teresinha Schneider, a professora Rosana Dorneles.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo foi ministrado junto ao educandário de São Luiz Gonzaga graças à parceria efetivada pela Coopatrigo e Cooperconcórdia, através do Sistema Ocergs, e teve o objetivo de qualificar o jovem do campo visando a sua permanência na propriedade da família no meio rural e o desenvolvimento de sua gestão empreendedora.

A turma formada teve 20 alunos que foram selecionados pela direção da Escola, atendendo um perfil desejado para a participação no curso. Os jovens tiveram vínculo empregatício como aprendizes com a Coopatrigo durante todo o curso, que teve duração de 17 meses, recebendo mensalmente 50% do piso estadual dos comerciários. A metodologia do curso teve duas semanas de aula teórica em turno oposto junto à escola em aulas ministradas pela instrutora Íris Godoflite, da Cooperconcórdia, e duas semanas de trabalhos práticos na propriedade familiar de cada um, focando o aperfeiçoamento da atividade no campo.

Fonte: Rádio São Luiz, com informações da Coopatrigo

Fotos: Emerson Scheis/Rádio São Luiz