Presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga comenta sobre as atividades da entidade

Em entrevista ao programa Expressão Livre, o presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Luiz Fernando Dorneles, comentou sobre a reunião da Coordenadoria Regional da FARSUL que foi realizada em São Luiz no último dia 30 de janeiro e que teve importantes assuntos abordados junto aos produtores rurais do município.

Segundo Dorneles, “tratamos de assuntos como o projeto existente para a retirada do mercado dos defensivos agrícolas 2,4-D e do Paraquat. Como defensor dos produtores rural, estamos trabalhando para que isso não aconteça, pois o 2,4-D é a única molécula eficiente contra diversos tipos de ervas daninhas. O problema do 2,4-D é a deriva, que acaba causando prejuízos aos vizinhos das propriedades. Por isso, sempre salientamos que o produtor, observando o problema da deriva, irá reduzir em muito o prejuízo dos vizinhos e de sua própria cultura”, explicou o presidente.

Ainda na reunião, participou o assessor jurídico da FARSUL, o são-luizense Luis Fernando Cavalheiro Pires, que trouxe aos produtores rurais as principais mudanças do novo código ambiental e dirimiu dúvidas quanto à legislação em vigência.

Sobre a possibilidade de retirada da vacina contra a febre aftosa, o presidente do Sindicato enfatizou: “A posição da região é contrária à retirada, principalmente devido ao tipo de fiscalização que ocorre. É lógico que se retirar a vacina e nada acontecer será melhor para o Estado, que tem interesse em melhorar o status do RS para exportar mais. Mas os produtores também acreditam que, no momento, não seria bom retirar a vacina, levando em conta a fiscalização, até porque não vemos ações do Estado pata melhorar essa questão”, salientou Dorneles.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz