Campanha de vacinação contra o sarampo iniciou nesta segunda-feira (10)

Enfermeira Águeda Balbé destacou a importância da vacinação. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Iniciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Este primeiro período segue até o dia 13 de março, com o dia D sendo realizado no próximo sábado, dia 15/02.

Neste período, com exceção do ESF da Vila Paz, onde a vacinadora está de licença maternidade, as equipes estarão trabalhando das 7h às 12h e das 13h às 16h. No posto central, o atendimento ocorre das 7h às 13h. No dia D, os mesmos locais estarão abertos das 8h às 17h.

Conforme a enfermeira Águeda Balbé, o momento é preocupante, pois “parece que a vacina foi esquecida por uma parcela grande da população”. Ela ressalta que a prioridade neste momento é o sarampo, mas lembra que os índices de vacinação do HPV, que envolve meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, não tem 50% do público-alvo vacinado.

Outra vacina com índice baixo é a da febre amarela. “Como era uma dose só aos nove meses, o governo viu que não estava produzindo imunidade suficiente e introduziu dose aos quatro anos. Então, todas as pessoas que fizeram uma dose antes dos cinco anos precisam fazer outra. Quem fez depois de cinco é só uma dose”, explicou Águeda.

Segundo ela, é importante que as pessoas procurem o posto de saúde com a carteira de vacina para que as equipes possam verificar a situação.

Assista a entrevista:

Fonte: Rádio São Luiz