Cermissões comemorou 59 anos de fundação na terça-feira


Como será o novo Centro Administrativo que está em construção, em frente a atual sede da Cooperativa em Caibaté. (Foto: divulgação)
Fundada em 18 de fevereiro de 1961, por 51 pessoas, em Caibaté, a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões, Cermissões, comemorou na terça-feira (18), 59 anos, distribuindo e gerando energia com força e qualidade para região das Missões. Com mais de 30,6 mil associados, a cooperativa possui 6,2 mil km de redes estendidas nos 26 municípios missioneiros. O quadro de colaboradores é de 207 pessoas e o patrimônio superior a R$ 158 milhões.
No início, a cooperativa atendia a demanda de um pequeno grupo de associados, que almejava ter energia elétrica por poucas horas, tocada a motor. Com gestão séria e transparente, teve um crescimento extraordinário, tanto em número de associados, quanto a estrutura para atender os consumidores.
Com duas Usinas Hidrelétricas em funcionamento: a PCH Ijuizinho (Pequena Central Hidrelétrica), instalada no Rio Ijuizinho, no município de Entre Ijuís; e a MCH Claudino Fernando Piccoli (Micro Central Hidrelétrica), instalada no Rio Comandai, município de Santo Ângelo; produz em média 25% da energia distribuída aos Associados. A garantia de força e energia com estabilidade se consolidou com a construção de duas subestações: a São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões; e a Santo Antônio; em São Luiz Gonzaga. Além disso, possui toda rede troncal com fácil acesso, ao lado de estradas, estendida sob postes de concreto de primeira qualidade. Disponibiliza ao colaborador equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, para garantir precisão no atendimento aos associados.
Como presidente há 33 anos, Diamantino Marques dos Santos mantém a entidade sólida e estruturada para atender a demanda de consumo do povo missioneiro, conforme área de abrangência da permissionária. Em manifestação para imprensa, destacou que não haveria uma comemoração específica na data. “Uma grande festa deverá ocorrer em 2021, quando irá marcar a passagem dos 60 anos da Cermissões, culminando com a inauguração do novo Centro Administrativo, que está sendo construído”, disse o presidente Diamantino. “Estamos economizando, pois são muitos investimentos planejados e sendo executados, por isso é necessário cautela”, completou.
A Cermissões conquistou por três anos consecutivos a liderança no Ranking Nacional do Índice Aneel de Satisfação do Consumidor em 2014, 2015 e 2016. No ano de 2019, alcançou a pontuação de 86,04, ficando entre as três melhores permissionárias do Rio Grande do Sul e a 5ª melhor entre todas as distribuidoras do Brasil, na pesquisa que mede o nível de satisfação no atendimento ao consumidor.