Diretor do Fórum de São Luiz Gonzaga destaca as metas definidas para colocar os processos em dia

O diretor do Fórum da Comarca local, juiz de Direito Thiago Dias da Cunha, em entrevista ao programa Olho Vivo desta sexta-feira, 21, comentou sobre os trabalhos realizados pelo Judiciário e a demanda de processos do Fórum de São Luiz Gonzaga, que entra no segundo ano dirigido pelo Magistrado.

DEMANDA – Conforme o magistrado, atualmente a Comarca conta com apenas dois juízes, sendo Thiago e a juíza Taise Velasquez Lopes, de Santo Ângelo, que responde pela 2ª Vara Cível. Segundo o magistrado, embora o número de três juízes pudesse ser considerado razoável no Fórum local, ainda assim seria insuficiente para atender de forma adequada a demanda da população. Para reforçar o quadro, no dia 27 de março a Comarca deverá receber um novo magistrado, vindo de Augusto Pestana que responderá pela 1ª Vara Cível. “Desde que assumi em São Luiz Gonzaga no dia 21 de agosto de 2018 tirei apenas 12 dias de férias, mas de qualquer forma temos de lidar com o cansaço e trabalhar com a meta de colocar os processos em dia”, relatou o magistrado.

TRIBUNAL DO JÚRI – De acordo com Thiago, “desde que chegamos em São Luiz tínhamos a meta de colocar os julgamentos do Tribunal do Júri em dia. Assim, foram pautados todos os júris, com o mais distante previsto para dois anos; agora, o mais distante está previsto para ocorrer em 10 meses. E estamos trabalhando com a realização de duas a três sessões do júri por mês, visando também compatibilizar com o restante do trabalho. Por isso esse prazo alongado, que é uma forma de tentar equilibrar com outras questões que envolvem processos criminais que não vão a júri (dos quais cerca de 2500 já foram julgados durante o período) e os processos cíveis”, explicou.

NÚMERO DE VARAS – Um fator que gera dificuldades, segundo o Diretor do Fórum, é a estrutura disponível para o porte da Comarca. Segundo o magistrado, na Comarca de São Borja, com o mesmo número de jurisdicionados que São Luiz, existem duas Varas Criminais e três Varas Cíveis: “Só a Vara Criminal daqui possui mais processos que as duas respectivas Varas de São Borja, e isso gera desafios, embora a gente conte com uma equipe muito competente, então, a gente precisa usar a criatividade para fazer a coisa se movimentar”.

ELEIÇÕES – Muito provavelmente Thiago Dias da Cunha será o juiz eleitoral de São Luiz Gonzaga durante o pleito deste ano, conforme designação pré-eleitoral do Tribunal de Justiça. Conforme o magistrado, que atuou nas últimas eleições em Itaqui e Maçambará, a recomendação que dá aos candidatos é: ‘jogar limpo’. “A cada ano que passa, coisas que antes davam resultados hoje já são diferentes. E as pessoas estão tendo mais acesso a informações, e as condutas inadequadas acabam por voltar contra o candidato. Por isso, embora o tom do debate possa ser ríspido, o importante é jogar limpo, pois isso faz parte do jogo e ajuda o eleitor a fazer a valoração do seu voto”, destacou Thiago, que também informou que a Justiça Eleitoral estará implantando nas eleições municipais em São Luiz Gonzaga o processo judicial eletrônico: “é um sistema novo no que irá impactar, e vamos fazer um teste no registro de candidaturas e impugnações, pois hoje as coisas tendem a andar mais aceleradas”, explicou o magistrado.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Luiz Oneide Nonemacher/Rádio São Luiz