Engenheiro Agrônomo Fábio Hauschild fala sobre os preparativos para o Dia de Campo da Coopatrigo

Nos dias 11 e 12, a Coopatrigo realizará o seu tradicional Dia de Campo na Escola Técnica Cruzeiro do Sul. Será um dia para os associados aprenderem ainda mais sobre manejo do solo, cultivares de soja e tecnologias de plantio.

Conforme o engenheiro agrônomo Fábio Hauschild, um dos envolvidos no planejamento do evento, os preparativos iniciaram há meses, ainda na plantação. Neste ano, associados terão um dia a mais para desfrutar de tudo o que está sendo elaborado.

“Nós buscamos valorizar os parceiros e investimos nos dias de campo para levar mais conhecimento aos associados. Assim, eles podem tirar as dúvidas, discutir os assuntos técnicos com a empresa, agrônomos e pesquisadores de fora”, comentou. Antes o Dia de Campo ocorria em uma manhã ou tarde.

Outra novidade para este ano são as palestras, que ocorrerão em duas oportunidades. No dia 11, o tema será “Cooperativismo e suas potencialidades e desafios”, com o contabilista, advogado e político, Odacir Klein, que também já foi secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação. No dia 12, André Debastiani, Sócio Analista da Agroconsult Consultoria e Projetos, vai falar sobre como irá se comportar o mercado de milho e soja.

Para melhor organização, foi feita divisão das unidades. Assim, no dia 11 devem passar pelo Dia de Campo, a partir das 8h30min, alunos da Escola Técnica Cruzeiro do Sul; associados da unidade de São Luiz Gonzaga; Garruchos, Dezesseis de Novembro; Pirapó; Rincão do Meio; Santo Antônio (alunos da Escola Achilino de Santis); São Gregório; São José e São Nicolau. No dia 12, iniciando no mesmo horário, acadêmicos da UERGS; São Lourenço; Bossoroca; Caibaté; Mato Queimado; Capão do Cipó; Rincão Vermelho; Roque Gonzales; Vista Alegre; Rolador e Santiago.

Fábio explicou que caso o produtor tenha outro compromisso marcado para o dia agendado, não há problema em ir no seguinte. A divisão foi feita apenas visando a uniformização para que todos possam ter um bom aproveitamento.

ESTIAGEM

Sobre a seca predomina na região, Fábio comentou que no momento a situação é variável. Onde houve o ciclo precoce as perdas estão mais acentuadas, mas caso venha a chuva prevista para os dias 15, 16 e 17, podem ser amenizadas.

Ele afirmou que não há como fugir das perdas, mas a porcentagem dependerá da tecnologia aplicada pelo produtor.

Fonte: Rádio São Luiz