Médico que realizou exame no paciente com suspeita de Coronavírus (COVID 19) fala sobre o caso

Ouça a entrevista:

O médico infectologista Sérgio Jaskulski, responsável pela coleta de material genético do jovem com suspeita de ter contraído o Coronavírus (COVID 19), falou na manhã desta sexta-feira (13) sobre o caso.

Sintomas apresentados pelo jovem

O paciente chegou a São Luiz Gonzaga no domingo, vindo do Paraguai. Na segunda-feira, ele teve os primeiros sinais de febre, que na terça-feira evoluíram para um grau mais alto. Ontem (12), cinco dias após chegar à cidade, a febre subiu para 39º e o sintomas de tosse seca e dores musculares se acentuaram, ou seja, compatíveis com o Coronavírus.

Contudo, conforme o médico, os sintomas fazem parte do conjunto dos vírus respiratórios, por isso também há suspeita de que possam ser H1N1 ou Influenza. Quem vai definir é o laboratório Lacen, em Porto Alegre.

Segundo Sérgio, ao chegar à capital, a expectativa é que o resultado da amostra saia em até sete horas. Tudo dependerá da demanda.

O que foi recomendado

O jovem está em isolamento em casa utilizando máscara cirúrgica. Foi recomendada a limpeza das mãos frequentemente e a limpeza com álcool gel por onde ele andar, como o banheiro, por exemplo.

O médico também indicou a hidratação, pois a febre ocasiona a perda de muito líquido. Sérgio comentou que por se tratar de um jovem, considerado um paciente rígido, é provável que os sintomas desapareçam em até três dias. A quarentena, no entanto, será mantida por 14 dias.

Contato com outras pessoas

O estudante viajou para o Brasil com outros três colegas. Dois deles desembarcaram em outros municípios e o terceiro mora em São Luiz. A todos foi recomendado o isolamento, mas por hora nenhum apresentou sintomas. A cidade dos outros jovens não foi informada.

Preservar o plantão do hospital

Sérgio falou sobre a preservação do hospital para casos graves. “O plantão é para casos em que o paciente tenha piora clínica. Se evoluir para uma pneumonia viral ou síndrome respiratória aguda, aí sim deve ser encaminhado ao plantão”.

Assim, conforme o médico, pessoas que apresentarem algum sintoma suspeito devem procurar os ESF’s. “A maioria dos casos podem ser resolvidos via posto. Os médicos estão capacitados”.

A recomendação é que os postos aumentem o número de fichas, disponibilizem máscaras cirúrgicas para pessoas que procurarem atendimento com o sintomas e também o álcool gel.

O médico citou como exemplo um caso da China, onde o hospital teve que fechar, pois todos os profissionais foram infectados. Por isso, a importância de preservar o atendimento de emergência.

Quais os principais sintomas

Febre alta, tosse seca irritante e dor muscular são as queixas mais comuns. O histórico clínico – se viajou para outro país, em virtude da pandemia – também é levado em conta.

Fonte: Rádio São Luiz