Bossoroquense Ademir Haettinger é o novo presidente da Federação Gaúcha de Apicultores

(Divulgação)

O bossoroquense Ademir Haettinger, apicultor, teólogo, doutor em psicanálise e pesquisador, foi eleito pelo setor apícola como o novo presidente da Federação Gaúcha de Apicultores. Ele e a doutora  Lisiane H. Haettinger, médica oncologista e pesquisadora, foram recebidos na manhã de segunda-feira, 16, pelo prefeito Juca Dutra e pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Enerton de Souza Oliveira, no gabinete.

Na ocasião, foi abordada a Lei Municipal 4.364 de 08.11.2018, que criou o Programa Municipal ao Desenvolvimento da Apicultura e Meliponicultura (abelhas com e sem ferrão). O objetivo da lei é a geração de renda, preservação ambiental e segurança e soberania alimentar às famílias envolvidas através da produção de mel e outros derivados como própolis, geleia real, pólen e outros. A legislação também visa viabilizar a pesquisa e experimentos de novas tecnologias tanto das abelhas do gênero Apis como dos meliponíneos, oportunizando o aprendizado tecnológico, seleção e melhora genética, criação de matrizes (rainhas), capacitação de apicultores e difusão tecnológica a partir do município.

Conforme Ademir, Bossoroca tornou-se sede da Federação Gaúcha de Apicultores no Estado. Morador do Rincão do Barreiro, interior de Bossoroca, Ademir salientou que o município tem um centro único de pesquisas da apicultura. A prefeitura acompanha de perto as pesquisas, juntamente com o escritório da Emater Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que dão todo suporte de apoio ao projeto autossustentável. O Centro de Pesquisas tem coleta de dados de 9 estações e conta com voluntários.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca com informações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente