Após invasão do sistema de votação, comissão decide que as quatro candidatas a “Anita” vão representar São Luiz Gonzaga


(Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)
Formulário on-line foi fraudado por um “bot”, um robô, que inviabilizou a contagem dos votos individuais das candidatas; além disso, número de votos contabilizados passou de 40 mil, o que sugere o erro
A comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas de São Luiz Gonzaga decidiu que o município terá quatro “Anitas”. A decisão levou em conta uma invasão do formulário on-line disponibilizado para a contagem dos votos.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
Conforme o major Eduardo dos Santos Brum, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, uma das entidades promotoras, alguém criou um “bot”, um robô virtual, que depositou votos além do normal no formulário do Google, o que fez a plataforma travar e inviabilizou a contagem dos votos. Ao todo, foram registrados mais de 40 mil votos.
Para descobrir o que ocorreu e como foi criado seria necessário convocar um perito, mas a comissão entendeu que “este não seria o caso” e optou, portanto, em escolher as quatro candidatas. Assim, Laura Frota, do Piquete Cultivando a Tradição, Caroline Tibola do CTG Galpão de Estância, Tassiany Sebastiani do DN Carlos Bastos do Prado e Silvana Penedo do Piquete Ponteiros do Rio Grande, ASSTBM e APARP, serão as “Anitas” são-luizenses e representarão o município nas festividades deste ano.
Abaixo, a nota divulgada pela comissão:
“NOTA SOBRE OS FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO LUIZ GONZAGA – ESCOLHA DAS ANITAS
Tendo em vista que a Programação da Semana Farroupilha 2021 previa para a data de hoje a divulgação do resultado da escolha da “Anita” de São Luiz Gonzaga., esclarecemos o que segue:
Na semana passada foram divulgados os links de votação para a referida escolha de forma aberta e que contemplasse o maior número de pessoas interessadas em escolher, aquela que mais representasse o tradicionalismo de nossa cidade para as comemorações deste ano. Lembrando que por ser apenas uma escolhida, não significaria que as demais não tenham grande legado tradicionalista em nossa cidade.
A VOTAÇÃO FOI ATRAVÉS DE FORMULÁRIO CRIADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS E NÃO POSSUÍA NENHUM TIPO DE PROTEÇÃO CONTRA AÇÕES PREDATÓRIAS.
OCORRE que algum, ou algumas pessoas, fraudaram este tipo de votação da seguinte maneira: CRIARAM DISPOSITIVO OU MECANISMO VIRTUAL DE VOTOS. Isso pode ser chamado de “robô” ou “BOT”. E para além disso, tal dispositivo inviabilizou a contagem do resultado com a individualização dos votos de cada candidata, conforme vídeo disponível com a Comissão.
A Comissão organizadora sempre buscou fazer com que o processo transcorresse de forma transparente e imparcial. No entanto, para esclarecimento do ocorrido, não possuímos equipamentos tecnológicos, recursos sofisticados, técnicos treinados e experientes em fraudes virtuais para identificar tais problemas. Apesar de identificarmos claramente o problema, não temos como identificar quem o causou. Para tanto, teríamos que contratar um PERITO EM ANÁLISE DE FRAUDES VIRTUAIS o que não é o caso.
DESSA FORMA, para que o processo de escolha das nossas “ANITAS” não seja interrompido, e para que não haja prejuízo a nenhuma das candidatas a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas de 2021, DECIDIU que as quatro candidatas serão eleitas e representarão as entidades tradicionalistas durante os Festejos Farroupilhas de 2021”.
Fonte: Rádio São Luiz