São Luiz Gonzaga registra a menor média móvel de casos de covid-19 desde o início da pandemia
Média atual é de 1,7 casos por dia; há três meses esse número era de 40 por dia
O biomédico Günther Sott, da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga, falou nesta semana sobre a melhora nos indicadores que revelam o comportamento da pandemia no município. Os registros atuais apontam que este é o período com a menor média móvel de casos desde o início da crise sanitária.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
São 1,7 casos por dia. Há três meses esse número era de 40 por dia. Günther ainda destacou que já tivemos períodos com 368 casos ativos, número que hoje está em 14.
A queda brusca, somada à percepção de que o comportamento da população não mudou, permite atribuir, segundo o especialista, que isso se deve ao avanço da vacinação. Os dados mais recentes informam que 98,3% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose de vacina contra a doença.
Günther ressalta que as estimativas são feitas com base no Censo de 2010 e, por isso, podem ocorrer diferenças em alguns casos. Um exemplo é a faixa de 60 a 69 anos, que já aparece com 102% de vacinados. Isso ocorre por conta de haver mais pessoas no município do que previa a estimativa do estado (feita pelo Censo).
O biomédico falou também sobre a importância de se vacinar, pois estes números apresentados agora mostram que só assim – com a vacinação – poderemos voltar com o “funcionamento da cidade”, seja jogos de futebol, reuniões em bares e afins. O profissional alertou que ainda não é momento de abandonar as medidas de prevenção e que o número de pessoas com a segunda dose ainda é baixo, 50%.
Günther concluiu informando que aproximadamente 2.400 pessoas já poderiam ter se vacinado, mas ainda não o fizeram. Sobre a terceira dose para idosos, explicou que, por conta da idade, o sistema imunológico tende a oferecer proteção temporária, por isso a necessidade do reforço. É uma característica normal dos idosos.
Sobre testes, o biomédico disse que o Laboratório Municipal, no Materno Infantil, realiza exames de forma gratuita. O atendimento ocorre das 8h às 11h30min. Não é necessário marcar horário.
Fonte: Rádio São Luiz