Brigada Militar vai autuar “arruaceiros” por meio das câmeras de videomonitoramento em São Luiz Gonzaga

Câmeras identificam rua, horário, placa e todos os detalhes do veículo e da infração (Divulgação/BM)

Câmeras têm registrado diversas infrações de trânsito, via sistema de videomonitoramento, tais como, motocicletas em uma roda, veículos realizando manobras bruscas e derrapagens, transitando na contramão de direção, dentre outras desordens no trânsito

A partir desta sexta-feira, 3, a Brigada Militar passará a autuar “arruaceiros” no trânsito de São Luiz Gonzaga por meio das câmeras de videomonitoramento. A decisão foi tomada a partir das reiteradas ocorrências de desordens no trânsito durante as últimas noites.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Nitidez da imagem permite observar os mínimos detalhes das placas

Os grupos, especialmente de jovens, há bastante tempo sem interações sociais, vêm extrapolando a partir das flexibilizações sanitárias. Recentemente, uma viatura teve que perseguir um motorista que saiu em contramão da frente da prefeitura, dobrou na esquina da São João (também na contramão) e seguiu por outras sete quadras até ser abordado. Outras práticas como manobras bruscas e derrapagens também vêm sendo constatadas.

Conforme o major Eduardo dos Santos Brum, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, muitas vezes as viaturas estão atendendo outras ocorrências mais graves e não conseguem deslocar em tempo. A autuação pelas câmeras está prevista na Resolução 471/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). São Luiz Gonzaga já tem as placas indicativas de “via monitorada por câmeras”, algo que é necessário para essa fiscalização.

Para proceder com os registros será reforçado o efetivo na sala de operações. A lei entende que as câmeras são uma “extensão dos olhos do agente”, por conta disso somente poderão ser registradas ocorrências que forem constatadas “ao vivo”, ou seja, o policial não poderá voltar a gravação para registrar.

Brum ressalta que a iniciativa não tem intuito arrecadatório e que o bom motorista poderá ficar tranquilo. O foco é neste tipo de conduta exagerada e principalmente no período noturno. Por enquanto, as autuações serão apenas em São Luiz Gonzaga, mas em breve podem ser expandidas para outros municípios da região com o videomonitoramento.

Fonte: Rádio São Luiz