Chama Crioula da Semana Farroupilha é acesa em São Lourenço das Missões

Chama foi acesa pela capitã Liliane Engers Fracalossi, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar. (Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Cavalarianos buscaram a centelha em São Lourenço das Missões; fogo ficara sob a guarda do 14º BPM

A Semana Farroupilha de 2021 inicia, oficialmente, no dia 14 de setembro, mas desde ontem, 6, as entidades tradicionalistas do município de São Luiz Gonzaga já vivem o momento de valorização da cultura gaúcha. Uma cavalgada, liderada pelo CTG Galpão de Estância, enfrentou o tempo instável e o percurso considerável, para que hoje, pela manhã, todos pudessem estar presentes na solenidade de acendimento da chama, que ocorreu em São Lourenço das Missões.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

A escolha pelo local leva em conta a origem do povo missioneiro, que remonta à redução. A centelha foi gerada em fogo de chão, em frente às ruínas. Coube à capitã Liliane Engers Fracalossi, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, realizar o acendimento. “Estou muito honrada e emocionada, principalmente neste ano em que a força feminina está em evidência nesta Semana Farroupilha”, disse a oficial à nossa reportagem.

O tempo, apesar de instável, colaborou, pois São Pedro segurou e a chuva não ocorreu durante o ato. O grupo, formado por homens, mulheres, crianças, que haviam passado a noite no CTG Rodeio das Missões, de São Lourenço, retornou logo após o meio-dia, e agora, no fim da tarde, chegou à sede do 14º Batalhão de Polícia Militar para entregar o fogo à guarda do Batalhão.

Mais uma vez autoridades e tradicionalistas se reuniram para celebrar, de forma antecipada, o orgulho de ser gaúcho. A Chama Crioula permanecerá no 14º BPM até a próxima terça-feira. Neste dia ela será levada à Praça da Matriz para que os demais piquetes e entidades possam acender a chama e levá-la para suas localidades.

Fonte: Rádio São Luiz